Notícias
17/10/2010
Mutirão atende comunidade do Bairro Rincão
Compartilhe:
Dezenas de pessoas foram beneficiadas pelo Mutirão de Saúde realizado pela Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência, neste sábado, dia 16 de outubro, na Unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no bairro Rincão, em Belém Velho. A atividade, que ocorreu das 8h às 16h, contou com a parceria da Prefeitura, através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), DMU e Secretaria do Meio Ambiente (SMAM), Irmãos Maristas, Lions Club Passo D’Areia e Hospital Banco de Olhos, entre outros. Ao todo 54 voluntários participaram da atividade.
Conforme a coordenação do Mutirão, um total de 781 atendimentos foram realizados ao londo do dia para mais de 600 pessoas da comunidade. Entre os atendimentos estiveram: terapias naturais, consultas médicas e de enfermagem, assessoria jurídica, exames preventivos de câncer do colo do útero e palestra educativa de saúde. Também estão contabilizadas as aplicações de flúor no ônibus "Sorrizão", oficina de inclusão digital, bancas comunitárias, corte de cabelo, cantinho da criança, escovódromo e o ônibus "brincalhão".
A dona de casa Roseli Teresinha Steffens (foto acima) aproveitou a manhã de sábado para levar a filha Vitória, de 10 anos, ao posto e já consultar o oftalmologista, mediar a pressão e ver o HGT. “Durante a semana quase não tenho tempo de vir aqui. Então hoje, consegui um tempinho e já vi que a minha diabetes está alta”, lamentou Roseli. Os moradores ainda puderam fazer escovação e aplicação de flúor, serem submetidos ao Reike, Cromoterapia e Auriculoterapia.
Atendimento oftalmológico
A diretora social do Lions Passo D’Areia, Célia Gabe, acompanhou o atendimento oftalmológico no ônibus da instituição cujos profissionais foram cedidos pelo Hospital Banco de Olhos. “Numa atividades destas, conseguimos atender cerca de 35 pessoas num dia. Em caso de deficiência visual para perto, os moradores já saem daqui com o seu óculos de grau”, explicou Célia. Os casos mais graves são encaminhados para atendimento especializado. A dona de casa Luciane Borsatto (foto) foi uma das tantas pacientes atendidas pelo oftalmologista Gustavo Kussler. Ela já usa óculos por causa da miopia e acredita que sua visão está piorando.
Os Irmãos Maristas também compareceram com dois ônibus. Um para aplicação de flúor, no atendimento odontológico e outro com um Laboratório de Informática, para atuar na inclusão digital. Roger Fernando da Silva, de 15 anos, estudante da 3ª série, e Tiago Ferraz, de 12 anos, da 5ª série, estavam entre os garotos que aproveitaram a manhã para usar o computador. “Não tenho computador em casa, então estou aproveitando para jogar bastante”, explicou Roger. O mutirão ainda teve teatro para conscientização sobre o uso da água, corte de cabelo e pinturas.
Fonte: Textos e fotos: Adelar de Oliveira
Compartilhe: