Notícias
09/04/2010
Doação de Sangue: Um gesto de amor que salva vidas
Compartilhe:
Por que é importante doar sangue? Para que serve esse sangue doado? São duas perguntas que geralmente as pessoas fazem quando ouvem um apelo. “É preciso doar porque nos hospitais, onde são tratados todos os tipos de pacientes, necessitam de sangue disponível em qualidade e quantidade adequada. Se não houver sangue nos hospitais, as cirurgias serão canceladas”, responde a coordenadora do Banco de Sangue, Irmã Ivone Selzler.
Pacientes submetidos a cirurgias cardíacas, transplantes de rins, de fígado e de medula óssea entre outras, necessitam muito de sangue e de plaquetas. Se o doente fizer quimioterapia, por exemplo, e não receber o suporte da transfusão, poderá não superar o tratamento.
“As pessoas precisam entender que devem doar sangue não só atendendo ao apelo de que os estoques estão acabando. É preciso se conscientizar de que os estoques devem estar nos níveis adequados para o primeiro atendimento, caso aconteça um imprevisto. Sangue não sobra, ele vai para o braço de alguém, ajudando a salvar uma vida”, convoca irmã Ivone.
O Soldado do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, Márcio Vieira Machado (foto acima) sabe a importância do gesto. “Meu sobrinho precisou de sangue, pois era hemofílico, então, desde cedo passei a doar sangue. No trabalho, 90% dos meus colegas dão doadores e os outros 10% não podem doar”, explica.
O mecânico Carlos Eduardo Schmidt também é solidário no gesto e faz doações regularmente. O Banco de Sangue do Divina funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.
Para doar sangue é necessário:
- Apresentar documento de identidade original ou fotocópia autenticada, ou documento equivalente com foto e filiação;
- Ter entre 18 e 65 anos; - Ter peso mínimo de 50kg;
- Ter descansado no mínimo 8 horas nas últimas 24 horas;
- Não estar gripado ou com febre;
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Fonte:
Compartilhe: