Notícias

24/02/2010

27º Capítulo Geral das Irmãs da Divina Providência confirma Horizonte e elege coordenadoras até 2015

Compartilhe:

“Nós, mulheres, Irmãs da Divina Providência, queremos viver o discipulado de iguais, no seguimento de Jesus, em comunhão com toda a criação, no caminho da realização do Reino de Deus, aqui e agora, entre nós.” Este é o Horizonte que orientou a Congregação das Irmãs da Divina Providência desde 2005 e que foi confirmado para os próximos cinco anos no 27º Capítulo Geral da Congregação. O evento foi realizado entre 16 de janeiro e 4 de fevereiro passado, na sede da Província Santíssima Trindade, no bairro Ahu, em Curitiba (PR).

O Capítulo Geral é uma assembléia realizada a cada cinco anos que avalia o caminho percorrido e traça as diretrizes para o futuro. O evento deste ano reuniu 52 religiosas, delegadas da Congregação, que representaram suas unidades na Ásia, Europa, África e América Latina. Conforme a Irmã Inês Pretto, uma das coordenadoras da Província Imaculado Coração de Maria, de Porto Alegre, o tema central do evento foi “Discipulado de Iguais no seguimento de Jesus”. Outros temas se desdobraram em cinco eixos: espiritualidade, missão, estrutura, formação e consciência planetária.

“A metodologia para aprofundar estes temas vem da Teologia Feminista: ‘dança da libertação e transformação’, explicou Irmã Inês. Conforme a religiosa, estes temas estão interligados uns aos outros à luz do horizonte da Congregação. “São elementos que dão força e são desafio na realização do discipulado de iguais. Apesar das dificuldades no caminho, confiamos na Providencia Divina de que estamos no caminho certo”. Atualmente, cerca de 1250 religiosas integram a Congregação em todo o mundo.

Irmã Inês vai para a coordenação geral, na Alemanha

A Irmã Inês Pretto, atual integrante da coordenação da Província Imaculado Coração de Maria, de Porto Alegre, foi eleita uma das cinco coordenadoras gerais da Congregação Internacional. A eleição para a coordenação no período 2010/2015, ocorreu no dia 30 de janeiro, durante o 27º Capítulo Geral da Congregação, em Curitiba.

As demais Irmãs eleitas foram: Irmã Lurdes Luke, de São Miguel do Oeste, atual coordenadora-geral, que foi reconduzida à função; Irmã Ursula Kuhlmann, da Alemanha, também reconduzida; Irmã Lydia Liong, da Indonésia, e Irmã Sandra Roaris, de Florianópolis. Irmã Inês, que foi a coordenadora da Província de Porto Alegre e Presidente da Sociedade Sulina Divina Providência de 1997 a 2004, irá assumir suas novas funções na Alemanha a partir de abril.

Mais informações sobre a Congregação das Irmãs da Divina Providência no site: www.divinaprovidencia-al.org.br

Fonte: Adelar de Oliveira

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação