Notícias

15/01/2010

Irmãs da Divina Providência participam do 27º Capítulo Geral

Compartilhe:

Mais de 70 capitulares de todo o mundo participarão do 27º Capítulo Geral, que será realizado de 16 de janeiro a 4 de fevereiro, em Curitiba. O evento ocorrerá na Casa Provincial da Província da Santíssima Trindade. A Direção e funcionários do Hospital Divina Providência também participam do Capítulo.

Realizado a cada 5 anos, o Capítulo Geral é o mais alto órgão de decisão da comunidade religiosa internacional, e tem neste ano como tema "Deus nos convida a recriar a vida, no Discipulado de Iguais, em comunhão com toda a Criação, como espaço de transformação e de libertação." Com a Palavra bíblica iluminadora: "Deus desdobra o céu como toldo e o estende como tenda que sirva para morar." (Is 40, 22b). Alargue o espaço de sua tenda, ligeira estenda a lona, estique as cordas, finque as estacas. Não tenha medo." (Is 54, 2 e 4a).

Neste ano, o símbolo escolhido para acompanhar o processo de preparação para o Capítulo Geral é a Tenda, cujo quadro "Tenda" foi pintado por Irmã Laurensia Budiono, PI, da Província da Indonésia. A autora explica este símbolo: "A Tenda que eu pintei é inspirada em Isaías 54, 2: Aumente o espaço de sua tenda. O estilo de minha pintura é naturalista e cheia de fantasia.”

No Antigo Testamento a Tenda é símbolo de residência. Pois quando os três discípulos viram a grandeza de Jesus no monte Tabor, sugeriram construir três Tendas. “Minha reflexão é muito simples: Todas/os nós somos discípulas/discípulos chamadas/os por Jesus Cristo. Nós temos a experiência de encontrá-lo e poder morar com ele. Esta experiência de Fé não é somente para nós. Somos chamadas e enviadas para ir adiante, além, a alargar, a anunciar”, explica Irmã Laurensia.

A pintura

A Irmã explica a pintura do quadro. “A Tenda como residência, de onde parte a luz brilhante para ir adiante. Também enxergamos marca de pés que saem, partem da Tenda. As borboletas também podem simbolizar a própria transformação. As flores à esquerda e à direita da Tenda formam uma curva, um pouco circular - como braços que incluem muitas pessoas. As flores nos mostram a alegria, a beleza da primavera e a alegria de Deus”, destaca.

A religiosa ressalta ainda que o arco-íris é o símbolo da promessa de Deus. “Ele nos dá a esperança de que nos acompanhará. As nuvens têm o formato de um Coração e a Pomba simboliza o Espírito Santo, que nos presenteia com o Amor e a Paz. Também enxergamos a água no lago, que presenteia a vida para nós e para toda a Criação. Enxergamos o símbolo do útero como o início da nova vida.”

Sobre as cores da pintura, a explicação da Irmã Laurensia: “A cor laranja/amarela das flores nos dá a força do sol. O vermelho, símbolo do sangue, promove em nós o entusiasmo. As cores dominantes da Tenda são marrom/preto.São as cores da terra. Relacionamos com isso os conceitos de colheita e de estar firme no chão. A comunhão com a terra nos dá a oportunidade de estarmos firmes no chão, ou seja, estar firme dentro da realidade. A cor verde é o símbolo do crescimento, do desenvolvimento, da cura e da renovação. A cor azul é símbolo de altura e ao mesmo tempo profundidade, serenidade, segurança, paz”, finaliza.

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação