Notícias

04/01/2010

Paciente recebe endoprótese em artéria nutre do intestino

Compartilhe:

O avanço tecnológico no Hospital Divina Providência tem possibilitado, cada vez mais, a realização de cirurgias de alta complexidade. Em Junho, pela primeira vez na instituição foi feita a colocação de uma endoprótese – uma molinha revestida com uma malha – num paciente com aneurisma toracoabdominal, ou seja, (dilatação da aorta desde o tórax até o abdômen onde envolve todas as artérias intestinais, renais e medulares). Usou-se a chamada Técnica de Chaminé, que é recente no mundo. No Brasil não mais de 50 pacientes foram submetidos a ela. A informação é do cirurgião vascular Dr. Nilo Mandelli, que atua no Hospital desde 1996.

Conforme o médico, o procedimento é realizado através das axilas e da virilha, portanto, sem precisar abrir o tórax ou barriga do paciente. “Essa cirurgia só é possível realizar utilizando o equipamento conhecido como Arco em C (arco móvel) ou hemodinâmica (arco fixo), que possui um sistema de radioscopia de última geração”, explica Dr. Nilo.

O paciente, de 52 anos, precisou receber anestesia geral mas teve uma recuperação extremamente rápida para casos desse tipo. Das cirurgias que Dr. Nilo realiza no Divina com sua equipe - Dr Claudio Nhuch, Dr Alexandre Horn e Dra Ana Carolina Costa - , 70% exigem a estrutura total existente nos blocos cirúrgicos, necessárias para intervenções de alta complexidade (como arco C + UTI + centro cirurgico de atualizado). O investimento do hospital o deixou em ponta para cirurgia endovascular.

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação