Notícias

03/11/2009

Médicos do SORTE replicam conhecimento sobre cirurgia por navegação

Compartilhe:

Os ortopedistas do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Esporte do Divina Providência (SORTE), Dr. José Paulo Flores e Dr. Sandro Costa (foto), participaram, no último final de semana – 30 e 31 de outubro e 1º de novembro –, do 1º Congresso de Cirurgia por Navegação e Cirurgia Ortopédica do Brasil, realizado paralelamente ao 40º Congresso de Traumatologia do Rio de Janeiro.

Os especialistas, em julho passado, realizaram treinamento nos hospitais Central Klinik Waiblingen Gmbh e Schwarzwald Baar Klinik Villingen Schwenningen Gmbh, nos arredores de Sttuttgard, na Alemanha, durante dez dias, de cirurgias de artroplastia total de joelho – implante de prótese no serviço de joelho do Dr. Thielemann. No 1º Congresso realizado no Brasil (Rio Centro) atuaram como replicadores do conhecimento.

Segurança ao paciente

“É um dos avanços tecnológicos mais significativos na ortopedia, pois permite que sensores colocados no paciente e conectados a um software, indiquem, com precisão, os cortes ósseos e o posicionamento correto da prótese, corrigindo pequenos erros não observados a olho nu, como o alinhamento e balanceamento ligamentar da articulação”, explica Dr. Flores. “O monitor mostra imagens virtuais em dois ou mais planos com a apresentação de medidas de distâncias e ângulos, dando um posicionamento perfeito onde o cirurgião deve agir. As imagens e medidas facilitam a cirurgia e garantem a precisão dos movimentos médicos e, consequentemente, maior durabilidade da prótese”, assegura o médico, que já estuda a aplicação da técnica no Divina.

O novo sistema traz diversas vantagens tanto para o paciente quanto para a equipe médica, pois permite a precisão dos cortes ósseos, obtendo um resultado imediato muito mais adequado. “As principais causas de falhas nas cirurgias são os cortes ósseos realizados de forma inadequada e erros de posicionamento dos implantes, o que pode ser evitado com o controle da cirurgia pelo novo sistema”, ressalta Dr. Sandro. O sistema de navegação também pode ser utilizado em cirurgias neurológicas.

Fonte: Adelar de Oliveira

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação