Notícias
28/10/2009
Ambulatório 1º de Maio desenvolve projeto de vida na escola Oscar Pereira
Compartilhe:
Construir um projeto de vida. Este é o objetivo da equipe do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio do Hospital Divina Providência, no trabalho que está desenvolvendo, desde agosto, com os alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Oscar Pereira. O projeto piloto com a turma será concluído em novembro, mas deverá ter prosseguimento, garante a psicopedagoga do Ambulatório, Irmã Aline Ody.
Neste período, os alunos receberam orientações sobre saúde, sexualidade, DST/Aids, drogas, anatomia, gravidez na adolescência e bullying (termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo). “Estes temas foram elencados pela própria turma”, explica Aline.
Conforme a psicopedagoga, o projeto surgiu diante da necessidade de aproximar o jovem, morador da comunidade, das terapias oferecidas pelo Ambulatório. “Depois de constatarmos que a maioria dos nossos pacientes eram adultos e crianças, decidimos fazer esta aproximação, em parceria com a escola e pudemos observar que estamos no caminho certo. Somos um braço do Hospital Divina e queremos estender nossos braços na comunidade”, ressalta Aline.
A nutricionista Janete Serafim explica também que o trabalho é importante na construção de um projeto de vida para estes jovens. “Através dos relatos pudemos verificar que muitos não têm sonhos, não almejam nada para o futuro, e isso é muito triste em um adolescente. Por isso estamos realizando este trabalho, para que eles se motivem a construir um futuro melhor, com qualidade”, ressalta Janete.
O próximo passo, informa Aline, será uma visita da turma ao Ambulatório. “A direção da escola está providenciando o agendamento para novembro. Vamos oferecer aos alunos diversas terapias naturais e atendimento psicopedagógico e explicar como é feito o atendimento no 1º de Maio.”
E toda a dedicação da equipe já começa a surtir efeito. Concentrada na atividade proposta pela equipe do Ambulatório, apesar do barulho na sala durante o trabalho, a estudante Larissa Barbosa (blusa amarela), de 12 anos, atesta a eficiência do projeto: “Eu tenho um sonho que é ser cantora e para isso já estou aprendendo a tocar violão. Acho muito legal o que está sendo feito, mas ainda tem muitos colegas que preferem bagunçar do que aprender”.
A Escola
A escola professor Oscar Pereira, que completará 49 anos em novembro, atende cerca de 1.660 alunos e tem na direção a Irmã da Divina Providência, Justina Morari. “Precisamos da comunidade para manter a escola funcionando. Neste ano, por exemplo, contamos com a parceria da Comunidade Evengélica, que nos ajudou a realizar a pintura completa do prédio e vem nos auxiliando também a conscientizar a comunidade para não pichar o prédio, o que vem dando certo”.
A vice-diretora, Maria Sirlei Siqueira, diz que a comunidade recebe muito bem este tipo de atividade. “As pessoas se sentem valorizadas com o carinho dos voluntários que vem aqui para ajudar”, frisa. Quem quiser oferecer algum tipo de ajuda à escola pode entrar em contato pelo telefone 51 3318.5010.
Fonte:
Compartilhe: