Notícias
19/10/2009
Mutirão de Saúde comemora os 3 anos do PSF Rincão
Compartilhe:
Trezentas e dez pessoas atendidas e 1.023 procedimentos realizados. Este foi o balanço do Mutirão de Saúde, realizado no sábado, dia 17 de outubro, das 9h às 16h, no posto do Programa de Saúde da Família (PSF Rincão), que é mantido pelo Hospital Divina Providência, no Bairro Belém Velho.
O PSF, localizado na Estrada Afonso Loureiro Mariante, 1394, completou três anos no dia 11 de outubro e, para comemorar, promoveu uma série de atividades extras na comunidade.O PSF, localizado na Estrada Afonso Loureiro Mariante, 1394, completou três anos no dia 11 de outubro e, para comemorar, promoveu uma série de atividades extras na comunidade.
Entre as novidades desta edição destacou-se a terapia Ki Mon Ka, ministrada pelo santamariense João Eduardo Fialho, o Mestre Varno. “Trabalhamos com a canalização da energia cósmica e meditação, integrando diversas terapias, que usam o relaxamento e a expansão da energia para harmonizar o corpo e a mente”, resume Varno. Uma das pessoas atendidas foi a auxiliar de cozinha e mãe de três filhos, Neide de Fátima Dias Chaves.
Conforme a coordenadora dos Projetos Sociais do Divina, Nelci Tolotti, o Mutirão contou com a participação dos colegas do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, que prestaram atendimento em cromoterapia, reike, massoterapia, auricoloterapia, verificação de pressão e HGT.
A atividade também contou com o esforço da equipe de Saúde Bucal, do PSF Belém, que montou um “Escovódromo”, com escovação supervisionada. A equipe do ônibus Sorrisão, da comunidade Marista, fez um trabalho integrado na Saúde Bucal, com a aplicação de flúor.
Outro ônibus da comunidade Marista disponibilizou vários jogos digitais às crianças. Ainda segundo Nelci, muitas outras atividades foram realizadas como educação para o trânsito, através do Detran, corte de cabelo, oficina de sucos e feira de artesanato, promovida por pessoas da comunidade. O evento mais uma vez contou com o apoio do Rotary Clube Teresópolis, da EPTC, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e do Centro de Zoonose do Município.
Fonte: Texto e fotos Adelar de Oliveira
Compartilhe: