Notícias
16/10/2009
Divina homenageia seus profissionais no Dia do Médico
Compartilhe:
Nesta sexta-feira, dia 16, o Hospital Divina Providência está prestando uma homenagem aos médicos, em comemoração ao Dia do Médico, que é no dia 18 de outubro. Durante todo o dia, os profissionais estarão sendo recepcionados pela Direção do Hospital com um coquetel, no 1º andar. Também está sendo veiculado no Jornal do Comércio de hoje, no Caderno do Dia do Médico, um anúncio publicitário parabenizando os profissionais e uma matéria sobre o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Divina Providência. Confira a íntegra da matéria abaixo:
Lesões tratadas com know-how
Até os atletas de fim de semana já podem ter um tratamento de estrela do esporte em casos de lesão de ordem traumatológica ou ortopédica a qualquer hora do dia em Porto Alegre. Desde junho, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia (Sort) do Hospital Divina Providência está disponível 24 horas por dia no setor de Emergência. O serviço é coordenado por um dos maiores especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Esporte no País, Dr. José Paulo Flores (foto), que também é diretor-médico do hospital.
Consultórios médicos, salas de ortopedia e traumatologia e salas de apoio fazem parte da estrutura. Segundo Flores, o conceito utilizado no Sort é o de um serviço verticalizado. O paciente chega na emergência, no térreo, passa pelo centro de diagnóstico por imagem, no primeiro andar, e, se necessário, vai para o centro cirúrgico ambulatorial, onde há estrutura para operações minimamente invasivas.
O médico conta que não existia um serviço organizado de ortopedia e traumatologia no hospital até então. “A partir do Sort, rearranjamos o atendimento a partir de grupos de subespecialidades, como joelho, quadril, ombro, coluna, entre outros, com profissionais qualificados”, diz. Dentro do Sort, a vedete é o Sorte, Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Esporte do Divina Providência.
A expertise do médico na área esportiva garante tratamento de estrela para os atletas, como parte da equipe de judô da Sogipa, e também para os atletas de fim de semana, que se lesionam na partida de futebol com os amigos. “Principalmente estes, que costumam se machucar por falta de preparo”, brinca. E não só para quem pratica esporte: mesmo quem sofre lesões de ordem traumatológica e ortopédica pode se beneficiar do serviço.
“O interessante é que usamos tratamentos oriundos do esportivo, como pouca imobilização, cirurgias pouco invasivas e fisioterapia, o que torna a recuperação mais rápida e eficaz”, diz Flores. A fisioterapia, por exemplo, é realizada dentro da sala de recuperação da cirurgia. De tão especializado, o Sorte é procurado por atletas de ponta.
O judoca Rodrigo Maciel de Luna, 24 anos, realizou neste ano uma cirurgia de ligamento cruzado do joelho direito no Divina Providência, sob a coordenação de Flores. O carioca, que pertence à equipe de atletas da Sogipa, tem como objetivo participar - e quem sabe vencer - dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Para isso, vem sendo avaliado pela equipe médica, que ainda aconselhou o atleta a nadar e fazer musculação para a recuperação. Rodrigo não foi o único.
Nos três primeiros meses do Sorte foram realizados 1,1 mil atendimentos. “Estamos muito focados no follow up dos outros três médicos que trabalham na equipe, os doutores Sandro Costa, Daniel Menegaz e Gustavo Kaempf Oliveira, uma equipe reconhecida no segmento esportivo em nível nacional. A diferença do Sorte é que não há estagiário nem residente, há pessoas com know-how atendendo”, afirma.
Fonte:
Compartilhe: