Notícias

26/08/2009

Cirurgia por navegação garante segurança ao paciente

Compartilhe:

Os procedimentos médicos têm evoluído muito nos últimos anos, especialmente para os pacientes que são submetidos a cirurgias. As intervenções hoje requerem precisão e segurança, assim como menor tempo de internação e diminuição das complicações pós-operatórias. Uma nova técnica cirúrgica por sistema de navegação, que possui o acompanhamento do computador e a interação de instrumentos manipulados pelo cirurgião, garante esta segurança. Este procedimento ainda não é popular no Brasil e ainda não é realizado no Rio Grande do Sul. As imagens e medidas facilitam a cirurgia e garantem a precisão dos movimentos médicos.

Foi em busca de conhecimento e treinamento nesta nova técnica que os ortopedistas do SORT, Dr. José Paulo Flores e Dr. Sandro Costa, viajaram para a Alemanha, em julho. Nos hospitais Central Klinik Waiblingen Gmbh e Schwarzwald Baar Klinik Villingen Schwenningen Gmbh, nos arredores de Sttuttgard, os especialistas participaram, durante dez dias, de cirurgias de artroplastia total de joelho – implante de prótese no serviço de joelho do Dr. Thielemann.

“É um dos avanços tecnológicos mais significativos na ortopedia, pois permite que sensores colocados no paciente e conectados a um software, indiquem, com precisão, os cortes ósseos e o posicionamento correto da prótese, corrigindo pequenos erros não observados a olho nu, como o alinhamento e balanceamento ligamentar da articulação”, explica Dr. Sandro (esq. ao fundo). “O monitor mostra imagens virtuais em dois ou mais planos com a apresentação de medidas de distâncias e ângulos, dando um posicionamento perfeito onde o cirurgião deve agir. As imagens e medidas facilitam a cirurgia e garantem a precisão dos movimentos médicos e, consequentemente, maior durabilidade da prótese”, assegura Dr. Flores, que já estuda a aplicação da técnica no Divina.

O novo sistema traz diversas vantagens tanto para o paciente quanto para a equipe médica, pois permite a precisão dos cortes ósseos, obtendo um resultado imediato muito mais adequado. “As principais causas de falhas nas cirurgias são os cortes ósseos realizados de forma inadequada e erros de posicionamento dos implantes, o que pode ser evitado com o controle da cirurgia pelo novo sistema”, ressalta Dr. Sandro. O sistema de navegação também pode ser utilizado em cirurgias neurológicas.

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação