Notícias
28/07/2009
Divina adota atendimento especial para a Gripe A
Compartilhe:
Devido ao avanço de casos suspeitos da gripe A, o Hospital Divina Providência organizou em sua Emergência uma estrutura especial para atendimentos de casos suspeitos de doença respiratória aguda grave.
Conforme a infectologista do Serviço de Prevenção e Controle de Infecção do Divina, Patrícia Reis Pereira (foto), o paciente recebe na chegada uma máscara cirúrgica e é encaminhado ao setor de triagem, onde é feita uma primeira avaliação. Constatado febre acima de 38º, tosse e falta de ar, o paciente é levado a uma sala de procedimentos, equipada com material descartável, onde é examinado por um médico, que fará uma avaliação do caso.
Após constatar que o caso se enquadra na descrição de gripe A, a equipe informa à Secretaria Municipal da Saúde sobre a ocorrência. “Enquanto isso, o paciente está sendo cuidado e medicado. Nos casos mais graves o paciente pode até ficar internado em um quarto isolado, para tratamento e observação médica.” Dra. Patrícia ressalta que os cuidadores, durante todo o procedimento, utilizam máscara cirúrgica, luvas e avental, que são descartados assim que termina o atendimento, para evitar a propagação da gripe.
A sala de atendimento da Emergência, onde é feito o primeiro atendimento, também é higienizada assim que o paciente deixa o local, conforme técnica padrão para o isolamento.
Fonte: Beatriz Araújo
Compartilhe: