Notícias

22/06/2009

Comunidade celebra os 40 anos do Divina Providência

Compartilhe:

A Congregação das Irmãs da Divina Providência surgiu para responder às necessidades e desafios da época, impulsionada por profunda fé e confiança na Divina Providência. Uma entidade convicta de que Deus nos chama ao seguimento de Jesus e nos envia a testemunhar a esperança cristã e o amor de Deus, especialmente aos pobres, oprimidos e menos amados.

“No Capítulo Geral de 1988, fez-se uma releitura atualizada do nosso Carisma, traduzido na Opção Congregacional: ‘Interpeladas pelo grito de nossas irmãs e irmãos oprimidos em sua dignidade humana e impulsionadas pelo Deus Vivo, queremos, como Hospital Divina Providência, comprometer-nos profética e solidariamente, com elas e eles em busca da libertação”, relata a presidente da Província Imaculado Coração de Maria, de Porto Alegre, Irmã Maria Eloni Coczenski.

As primeiras Irmãs chegaram ao Brasil em 1895

Pe. Eduardo Michelis fundou a congregação, em 1842

Reeleita para o cargo até 2013, a religiosa explica que a Congregação foi fundada na Alemanha pelo Pe. Eduardo Michellis, em 1842, com um orfanato para crianças pobres e abandonadas. Progressivamente, as Irmãs foram assumindo novos serviços de assistência social e educação. “Meio século depois, acolhendo o apelo missionário de Pe. Topp, a Congregação abriu-se à nova missão em terras brasileiras e passou a atuar também no campo da saúde, inicialmente junto às comunidades constituídas por imigrantes alemães, que aqui se estabeleceram em busca de melhores condições de vida”, recorda Irmã Eloni. As primeiras Irmãs chegaram ao Brasil em 1895.

Atendendo aos insistentes pedidos de Dom João Becker, primeiro Bispo de Florianópolis, mais tarde Arcebispo de Porto Alegre, as Irmãs da Divina Providência chegaram em Pelotas no dia 16 de junho de 1918, para trabalhar no Hospital Beneficência Portuguesa. Em 23 de agosto de 1923, mais quatro Irmãs assumiram a Beneficência Portuguesa de Porto Alegre, a serviço da saúde hospitalar.

Após anos de trabalho árduo, o Divina foi inaugurado em 31 de maio de 1969

“Com o mesmo objetivo, no dia 31 de maio de 1969 foi inaugurado o Hospital Divina Providência, uma das formas concretas de viver nosso Carisma, no cuidado e recuperação da vida, onde esta se encontra mais frágil e sofrida”, relata Irmã Eloni. A serviço desta obra, conforme a religiosa, a Província mantém um número significativo de Irmãs, que procuram manter vivo o Carisma e perpassar esta missão com a espiritualidade da Divina Providência, dando visibilidade à ternura misericordiosa do Deus da Vida.

Fonte: Beatriz Araújo

Compartilhe:

Confira outras notícias