Notícias
08/06/2009
Simpósio integra comemorações de 40 Anos do Hospital Divina
Compartilhe:
Especialistas das áreas de Cardiologia, Neurologia, Traumatologia, Cirurgia Geral, Oncologia, Nutrição e Acupuntura do Hospital Divina Providência participaram do Simpósio 40 anos de muita saúde em nossa cidade, organizado pela Equipe Científica da instituição. O evento ocorreu no Auditório Pe. Eduardo Michelis, no dia 6 de junho. A Diretora-geral do Hospital, Irmã Clair Teresinha Agnes e a Diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis prestigiaram o evento, que integra as comemorações de 4 décadas de fundação do Divina.
A abertura foi feita pela nutricionista Simone Fonseca, que integra a equipe do Centro Integrado de Tratamento da Obesidade Mórbida (Citom), do Divina. Simone falou sobre como manter o peso ideal e a importância de realizar exercícios físicos, evitando o sedentarismo.
Na sequência, o cirurgião e coordenador do Citom, Renato Souza da Silva abordou a Obesidade e Cirurgia Bariátrica, que alertou sobre o aumento do número de obesos no Estado, especialmente em Porto Alegre, que já é a 1ª capital do País em número de casos. Dr. Renato explicou ainda em que situação são indicadas as cirurgias e como são as técnicas cirúrgicas aplicadas para cada caso.
O Diretor-Médico e traumatologista do Divina, José Paulo Flores fez um relato sobre as Lesões Traumatológicas no Esporte. O especialista explicou as diferenças entre contusão, entorse, luxação, fratura, estiramento e sobrecarga e a importância do tratamento correto em cada situação. Dr. Flores também fez um alerta: “é fundamental para a recuperação do paciente respeitar o seu tempo biológico, porque o corpo não é uma máquina”.
Já o cardiologista Ricardo Carrera abordou os Fatores de Riscos das Doenças Cardiovasculares em Mulheres – Prevenção e Tratamento. Na explanação, Dr. Carrera ressaltou a importância da prática de exercícios, mudanças de hábitos e quais os sinais de alerta quando a saúde não está bem. “Insônia, cansaço físico e mental, ansiedade, abuso de medicação e doenças cardiovasculares são indícios de que as coisas não estão bem”, alertou.
O Tratamento Multidisciplinar da Dor; Cefaléia; Hérnia Discal; Síndrome Miofascial e Espasticidade foi o tema da palestra do neurologista Amauri Dalacorte (na foto com a Dra. Roberta) “É preciso descobrir a causa da dor para iniciar o tratamento”, alertou. Conforme o neurologista, os fatores de risco são inúmeros, entre eles, a obesidade, alterações posturais, estresse, fatores genéticos e condicionamento físico inadequado. A geriatra e acupunturista Roberta Dalacorte fez uma bela explanação sobre a técnica, que não apresenta contra-indicações e é muito bem tolerada pelo paciente.
O encerramento do Simpósio foi feito pelo oncologista Stephen Doral Stefani, com a palestra Conhecendo o Câncer “Desvendando Mitos: Prevenção e Tratamento. Conforme o especialista, o câncer é a 2ª maior causa de morte no mundo. “O câncer é uma doença curável, mas para isso é preciso antecipar o diagnóstico através de exames preventivos”, ressalta.
Fonte:
Compartilhe: