Notícias
28/04/2009
Dr. Stephen fala de oncologia no Polêmica, da Rádio Gaúcha
Compartilhe:
O oncologista Stephen Stefani, do Hospital Divina Providência, foi um dos debatedores de hoje do Programa Polêmica, que vai ao ar de segunda sexta-feira, das 9h30min às 11h, na Rádio Gaúcha. Apresentado pelo jornalista Lauro Quadros, o programa de hoje abordou o Câncer a partir do Linfoma retirado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Também participaram do debate a psico-oncologista Cláudia Mannino, da Clinionco, e os ex-deputados estaduais Dercy Furtado e César Busatto, ambos com históricos bem-sucedidos de tratamento oncológico.
Dr. Stephen testemunhou sobre a maneira mais natural com que os pacientes encaram o Câncer atualmente. Há duas gerações, as pessoas sequer falavam o nome da doença. Hoje, passado o impacto inicial, há uma reação positiva de superação e é muito grande os casos de cura, salientou. Cláudia Mannino relatou sua experiência na área e destacou a importância da espiritualidade no tratamento. As pessoas não precisam necessariamente acreditar em Deus para terem fé. Uma boa parcela de pacientes que se diz ateu, têm fé em si mesmos e na equipe médica e isso ajuda muito, frisou.
A ex-deputada Dercy Furtado relatou sua vivência de superação de um câncer de intestino. Ratificou a importância da fé, paralelamente ao tratamento médico. Cézar Busatto, que já foi deputado, secretário da Fazenda e chefe da Casa Civil nos governos Antônio Britto e Yeda Crusius, fez uma comparação do seu caso com o da ministra Dilma. Temos que aplaudir a atitude da ministra, que além de se fortalecer no combate à doença, dá uma demonstração de transparência importante nas pessoas públicas.
Oncologista vai a encontros na Suíça e EUA
Em maio, Dr. Stephen participa, como representante da Internacional Society of Pharmacoeconomics and Outcome Research (ISPOR) de encontro em Genebra, Suiça, para debater inclusão do Brasil em protocolos internacionais. Em junho, o oncologista do Divina apresentará dois trabalhos no Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO), nos EUA.
Lauro Quadros, o apresentador do programa Polêmica, é jornalista há 48 anos. Começou na Rádio Gaúcha em 1959. Durante 35 anos desempenhou funções de repórter, narrador e comentarista esportivo, participando de várias Copas do Mundo, a primeira em 1962, no Chile. Em jornal e televisão, Lauro trabalhou mais de 30 anos. Atualmente, na Rádio Gaúcha, apresenta o Programa Polêmica. Lauro está no horário há 22 anos. Também participa do Programa Sala de Redação.
Fonte: Texto e fotos: Adelar de Oliveira
Compartilhe: