Notícias

30/01/2009

Oficinas de Artesanato e Malhas qualificam jovens e mulheres

Compartilhe:

Pelo menos 93 ex-alunas da Oficina de Malhas e Rendas coordenada pela Irmã Verena Spaniol, da Congregação das Irmãs da Divina Providência, já adquiriam suas próprias máquinas e trabalham em casa para ajudar na renda familiar. Esse é apenas um dos números positivos, resultantes de 13 anos do projeto das Irmãs da Divina Providência, realizado num prédio anexo à Sede Provincial. No período, mais de mil jovens já passaram pelas oficinas. Em 2008, foram mais de 70 alunos, incluindo 50, da Oficina de Artesanato e 22 do curso de Malhas e Rendas.

Conforme Irmã Verena, a oficina se iniciou há 13 anos, fruto de uma parceria firmada pela Congregação e a então Casa Menina de Rua, hoje Associação Intercomunitária de Atendimento Social (AICAS), com sede na Rua Demétrio Ribeiro, no Centro. A Casa Menina de Rua forneceu as máquinas e nós disponibilizamos o espaço, coordenado desde então pela Irmã Verena, que também é a professora?, explica Irmã Inês Pretto, uma das responsáveis pela vinda do projeto e que integra a coordenação da Sociedade Sulina Divina Providência, a mantenedora do Hospital. O dinheiro arrecadado com a venda das peças é divido entre o grupo de alunas.

Irmã Verena conta que as vagas da Oficina de Artesanato são prioritariamente disponibilizadas para os alunos da 3ª e 4ª séries da Escola Leopoldo Neis, no turno inverso ao da escola. Além de tirar as crianças da rua, buscamos ensinar algo que preserve o meio ambiente, estimule a criatividade e lhes proporcione alguma renda extra no futuro.

Já a Oficina de Malhas e Rendas é disponibilizada a jovens e mulheres da comunidade que procuram uma qualificação profissional. A maioria consegue fazer a iniciação e várias dão continuidade em casa, depois de receberem ajuda para adquirirem sua própria máquina, revela Irmã Verena.

O dinheiro arrecadado com a venda das peças é divido entre o grupo de alunas. A religiosa explica que o número de ex-alunas com auto-suficiência só não é maior devido ao custo de uma máquina que pode ir de R$ 600,00 para equipamento usado a R$ 5 mil no caso de máquina nova.

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação