Notícias

29/01/2009

Aumentam cirurgias reparadoras em ex-obesos

Compartilhe:

As cirurgias reparadoras, realizadas após as intervenções de redução de estômago bariátricas são a grande novidade do momento, na área da Cirurgia Plástica.

A informação é do Dr. Sérgio Gheno, um dos cirurgiões que mais atua no Hospital Divina Providência. A lipoaspiração e a colocação de próteses de mama são outros pontos fortes da especialidade. No Divina, o aumento nesse tipo de intervenção se deu também porque os procedimentos estão extremamente seguros em virtude da ótima estrutura hospitalar, calcada em salas cirúrgicas modernas, Centro de Tratamento Intensivo (CTI), Banco de Sangue e Laboratório de Análises Clínicas.

Com os investimentos realizados pelo Hospital nos últimos anos o número de cirurgias realizadas na instituição, aumentou muito. Isso também se refletiu na Cirurgia Plástica. A tal ponto que o Divina, hoje, é um dos hospitais que mais realiza esse tipo de intervenção no Estado, explica Dr. Gheno. Conforme o cirurgião, embora, de um modo geral os planos de saúde não autorizem cirurgias estéticas, são elas que predominam.

...Hoje, as classes menos favorecidas também têm tido acesso a esse tipo de procedimento.

O grande volume de cirurgias plásticas também se deve ao fato de todos os especialistas que atuam no Hospital serem de boa formação, argumenta o cirurgião. Segundo Dr. Gheno, outro aspecto importante de se analisar é a popularização da Cirurgia Plástica. Hoje, as classes menos favorecidas também têm tido acesso a esse tipo de procedimento, observa.

Ainda conforme o cirurgião, as complicações diminuíram, porque o sangramento é menor, as cânulas são mais delicadas e o tempo cirúrgico diminuiu. O fato das equipes terem adquirido muita prática nesse tipo de cirurgia criou uma rotina que otimiza o uso das salas cirúrgicas, diminuindo o custo. Por outro lado, o Hospital tem facilitado ao máximo para atender a demanda, informa.

Conforme Dr. Gheno, a grande demanda por cirurgias plásticas ocorre nos meses frios, porque as pessoas se preparam para mostrarem um corpo mais saudável no verão. Mas, já existem famílias que preferem realizar as cirurgias no verão por causa das férias escolares. Os hábitos também estão mudando no sexo masculino. Há algum tempo, no rio Grande do Sul, apenas as mulheres recorriam às cirurgias plásticas. Hoje, 10% já são do sexo masculino. Em São Paulo, o índice já ultrapassa os 15%. No caso masculino, predominam as lipoaspirações e tratamentos da calvície e face.

Cirurgiã destaca a segurança proporcionada pelo Divina

A cirurgiã plástica Rosanne Platcheck conta que há mais de 20 anos traz seus pacientes para o Divina. Principalmente nas intervenções de médio e grande porte é fundamental oferecermos ao paciente a segurança que o Hospital nos proporciona. O Divina é uma das poucas instituições de saúde no Estado que não foi invadida por bactérias, assegura.

Classificando o atendimento como excelente, Dra. Rosanne também ressalta o grande aumento de cirurgias reparadoras em ex-obesos que tiveram êxito na cirurgia de redução de estômago, especialidade, aliás, em que o Divina também é uma referência no Rio Grande do Sul. Conforme a especialista, a área está sempre exigindo a criação de novas técnicas de reconstituição. Outro aspecto salientado pela médica é a sazonalidade da cirurgia plástica. No outono e no inverno predominam as cirurgias de corpo como as lipoaspirações e de face, porque os pacientes precisam passar três meses sem apanhar sol, frisa. Na primavera e no verão a demanda tem aumentado, sobretudo, entre as pessoas que não estão muito preocupadas em mostrar o corpo. Entre os pacientes da Dra. Rosane, menos de 10% são do sexo masculino.

Artigo

Cirurgia Plástica Além da estética

* Dr. Sérgio Gheno

A cirurgia plástica teve sua origem em tratamentos que ultrapassavam a cirurgia estética. Pacientes portadores de má formação congênita, como fissura palatina, grandes queimados e reconstrução mamária, foram seus alvos iniciais. Com o passar do tempo pode-se perceber o potencial de auxílio para a estética, sem deixar de levar em conta valores subjetivos, talvez mais importantes.

A cirurgia plástica conquistou seu espaço tendo sempre como objetivo, possibilitar um viver melhor com seu corpo, com suas marcas, sem buscar a impossível perfeição. Muitas vezes, a cirurgia plástica é vítima de preconceitos daqueles que desconhecem a validade de seus objetivos, não raro, partindo de próprios colegas médicos.

Entretanto, é uma área que exige maior tempo e esforço na preparação daqueles que desejam ser bons profissionais, sendo necessário, após a formação, mais 5 anos de especialização. Poucas especialidades exigem tanto para uma formação. A cirurgia plástica é a mais eclética das especialidades, atuando na face, crânio, pescoço, tronco e mãos, de maneira estética e reconstrutiva. Essa versatilidade exige conhecimento de fisiologia e anatomia de diversos segmentos do corpo.

Por interagir com outras especialidades como oftalmologia, urologia e cirurgia da mama, entre outras, ocupa um espaço de grande relevância. Os procedimentos associados com outras especialidades têm se tornado cada vez mais refinados e sofisticados.

...a cirurgia plástica pode produzir profundas transformações na vida das pessoas, trazendo confiança e resgatando a auto-estima...

As especialidades, com isso, têm evoluído para métodos menos invasivos, e, paralelamente à anestesia, procura desenvolver táticas e procedimentos com menos efeitos colaterais, com auxílio inestimável da tecnologia moderna: laser, microscópio, novos materiais surgem a cada dia como boas opções.

Para o futuro, grandes vedetes como a engenharia genética e a biologia molecular. A evolução adequada da especialidade leva a uma interação estética e funcional. Elucidativo é o caso de mulheres que passam pela maternidade, que causa alterações morfológicas indesejáveis. Então, porque resignar-se se a cirurgia é adequada e acessível

Associados a tantos avanços tecnológicos, o mais importante é ter a sensibilidade para perceber as benesses do bem-estar dos pacientes, conferidos pelos procedimentos cosméticos de mudança de forma e rejuvenescimento. Leve-se em conta que o objetivo não é transformar as pessoas ou fazer um simples afago em seus egos ou em sua vaidade.

Transparece então a sensibilidade, que pode produzir profundas transformações na vida das pessoas, trazendo confiança, resgatando a auto-estima e a alegria de viver.

* Cirurgião Plástico do Hospital Divina Providência

Fonte: Beatriz Araújo

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação