Notícias
19/12/2008
PSF Belém inicia atendimento odontológico
Compartilhe:
As informações sobre o atendimento foram feitas pelo odontólogo Alex Nogueira e a auxiliar de consultório, Karine de Souza (foto).
A Equipe de Saúde da Família Nossa Senhora de Belém que é mantida pelo Hospital Divina Providência iniciou nesta sexta-feira, dia 19, o atendimento de ações preventivas e curativas de saúde bucal. O odontólogo Alex Vettori Nogueira, recentemente contratado, atenderá as demandas da comunidade e do PSF Rincão. O Posto está localizado na rua João do Couto, 294, no Centro de Belém Velho. A equipe explicou como será o atendimento durante reunião com a comunidade, realizada no dia 18, na Unidade de Ensino Pacheco Prates, próximo ao Posto.
A coordenadora do Projeto Social do Hospital, Nelci Tolotti (foto), explicou que o atendimento odontológico acontecerá de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Pelo menos dez pessoas devem ser atendidas diariamente, 50% de Belém e 50% do PSF Rincão. Os pacientes que marcarem consulta passarão antes por um grupo de prevenção, no qual serão abordados temas ligados à higiene e cuidados bucais, salienta.
O PSF Belém, que abriu as portas à comunidade em 10 de novembro passado, tem sob sua responsabilidade 883 famílias cadastradas que somam 2.758 pessoas. Desde o início do atendimento já foram realizados 969 atendimentos e 371 visitas domiciliares. O atendimento no PSF Rincão pelas equipes do Divina Providência, se iniciou em 2006. O projeto nesta vila, que atinge 1.875 famílias (6.600 pessoas) é considerado modelo no Estado e este ano foi apresentado em Brasília como Case de Sucesso.
Objetivo
Implantar e implementar com ações de saúde bucal, com caráter substitutivo em relação à rede de Atenção Básica tradicional, promovendo saúde conjuntamente com a Equipe de Saúde da Família. Este é o objetivo do atendimento odontológico, informa Nelci Tolotti. O programa será implementado por meio de ações individuais e coletivas, voltadas para a promoção, prevenção e tratamento dos problemas odontológicos.
Fonte: Beatriz Araújo
Compartilhe: