Notícias

16/09/2008

Divina Providência recebe chaves do novo PSF Nossa Senhora do Belém

Compartilhe:

A Direção do Hospital Divina Providência e as equipes do Projeto Social da instituição, receberam, às 9h de hoje dia 16 de setembro, as chaves do prédio do novo Posto que abrigará o Programa de Saúde da Família (PSF) Nossa Senhora do Belém, em Belém Velho. A Equipe, contratada pelo Hospital e integrada por um médico e nove funcionários, começa ainda hoje o trabalho de cadastramento das famílias. O Posto está localizado na rua João do Couto, 294, no Centro do bairro e conta com uma área física de 270 m2 que custou R$ 285 mil à Prefeitura.

O prédio foi abençoado pelo Pe. Alzamarinho Lázzari, do Amaparo Santa Cruz

A diretora-geral do Divina, Irmã Clair Teresinha Agnes, recebeu as chaves do prefeito em exercício, Eliseu Santos. Também compareceram à cerimônia, respectivamente, o diretor Executivo, Darci Mallmann, o diretor Médico, José Paulo Flores e vários funcionários, entre os quais a coordenadora do Projeto Social, Nelci Tolotti. As Irmãs Marinete e Lúcia Specht representaram a Sociedade Sulina Divina Providência, entidade mantenedora do Hospital.

Irmã Clair falou aos presentes da satisfação em poder abrir mais uma frente de atendimento à comunidade, seguindo a missão da instituição de promover a vida e a saúde em harmonia com a sociedade e o meio ambiente. A dirigente também agradeceu a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ao esforço de todos que contribuíram para a conclusão do projeto, sobretudo a gerente administrativa da Região Glória/Cruzeiro/ Cristal, do Conselho Municipal de Saúde, Lory Gregory.

Uma luta de dez anos

A presidente da Associação dos Moradores de Belém Velho, Heloisa Vignollo (ao microfone), que fez o primeiro pronunciamento, lembrou que a luta dos moradores pelo PSF já dura 10 anos. O Posto foi demandado no Orçamento Participativo (OP) e chegou a ser construído pela Prefeitura. Mas, por falta de verbas, o prédio ficou abandonado até o Divina se interessar pela parceria. Heloísa lembra que, inicialmente uma Equipe de Saúde da Família fará um trabalho fundamental para os moradores, mas que a meta, em breve, é ampliar para duas equipes, como ocorre com o PSF/ Rincão.

Crianças da Associação da Comunidade de Belém Velho (ASCCBEV), fizeram uma apresentação de dança.

Estrutura

A coordenadora dos Projetos Sociais do Hospital, Nelci Tolotti, explica que a ampliação do atendimento é uma demanda da comunidade da Região Sul. A exemplo do que já fazemos no Programa de Saúde da Família (PSF) Rincão, vamos oferecer um atendimento preventivo com qualidade e humanizado para cerca de 700 famílias, o que dá em torno de 2.500 pessoas. O PSF Nossa Senhora do Belém funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

As equipes, integradas por profissionais do Hospital Divina, são formadas pelo médico da Família Zenóbio do Nascimento Soares, uma enfermeira, quatro Agentes Comunitários de Saúde, dois Técnicos em Enfermagem, um supervisor administrativo, um recepcionista e um auxiliar de higienização.

Nelci ressalta ainda que a estrutura do Gabinete Dentário (foto) está concluída, já dispondo de todos os equipamentos necessários para o funcionamento. No entanto, a contratação do cirurgião-dentista e um assistente de consultório dentário será feita após a conclusão do cadastramento das famílias.

Fonte: Texto: Adelar de Oliveira Fotos: Beatriz Araújo

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação