Notícias
11/09/2008
Novo PSF do Divina no bairro Belém Velho será inaugurado no dia 16 de setembro
Compartilhe:
O Hospital Divina Providência, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, inaugura nesta terça-feira, dia 16 de setembro, às 9h30min, a unidade de atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF) Nossa Senhora do Belém. O novo posto está localizado na rua João do Couto, 294, no Centro do bairro Belém Velho. A ampliação do Programa, já existente no bairro Rincão, foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, durante reunião realizada no dia 4 de setembro.
O novo PSF, que também será mantido pelo Hospital, contará com uma Equipe de Saúde da Família e uma de Saúde Bucal. A solenidade de inauguração contará com a presença da direção do Divina, com o secretário da saúde e prefeito em exercício, Eliseu Santos, autoridades e a comunidade.
A coordenadora dos Projetos Sociais do Hospital, Nelci Tolotti, explica que a ampliação do atendimento é uma demanda da comunidade da Região Sul. A exemplo do que já fazemos no Programa de Saúde da Família (PSF) Rincão, vamos oferecer um atendimento preventivo com qualidade e humanizado para cerca de 700 famílias, o que dá em torno de 2.500 pessoas. Na segunda-feira, dia 15, a equipe começa a fazer o cadastramento das famílias que serão atendidas. O trabalho deverá estar concluído em menos de 60 dias, explica Nelci.
Conforme a coordenadora, durante o cadastramento também estará sendo providenciada a confecção do Cartão SUS, que possibilitará o atendimento dos pacientes em qualquer unidade de saúde do município. O PSF Nossa Senhora do Belém funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Estrutura
As equipes, integradas por profissionais do Divina, serão formadas pelo médico da família, Zenóbio do Nascimento Soares, uma enfermeira, quatro Agentes Comunitários de Saúde, dois Técnicos de Enfermagem, um supervisor administrativo, um recepcionista e um auxiliar de higienização.
Nelci ressalta ainda que a estrutura do Gabinete Dentário está concluída, já dispondo de todos os equipamentos necessários para o funcionamento. Mas, explica que a contratação do cirurgião-dentista e um assistente de consultório dentário será feita somente após a conclusão do cadastramento das famílias.
Fonte: Beatriz Araújo
Compartilhe: