Notícias
10/07/2008
PSF Rincão ultrapassa 3 mil atendimentos no primeiro semestre
Compartilhe:
É o que mostra o Relatório da Prestação de Contas do Programa de Saúde da Família/Rincão, apresentado pelas equipes de saúde à comunidade local, no dia 4 de julho, no Salão da Igreja Dom Orione. O documento mostra que foram realizadas 3.342 consultas, entre os meses de janeiro e junho deste ano. Neste período foram solicitados 7.143 exames complementares, sendo 6.401 somente na área de patologia clínica. O PSF Rincão é uma parceria do Hospital Divina Providência com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Estiveram presentes na atividade a diretora de Enfermagem do Hospital, Ir. Ilani Maria Reis; o coordenador do Conselho Distrital Glória/Cruzeiro/Cristal, Pedro Ribeiro; a gerente administrativa da Região Glória/Cruzeiro/Cristal, Lory Gregory, e a gerente do Instituto Sollus, Silvia De Martini.
Conforme a coordenadora do Projeto Social do Divina Providência, Nelci Tolotti (foto), no primeiro semestre o número de atendimentos na Recepção e na Farmácia do PSF ultrapassou a marca de 9 mil. A média mensal de pessoas que buscam informações na Recepção foi de 910, enquanto que na Farmácia foram 600 usuários. As visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde comunitária ultrapassaram 6 mil.
O Relatório traz ainda outra estatística importante: o alto número de pessoas que não comparecem às consultas agendadas. Foram registradas 770 ausências. As Equipes ressaltaram a importância da presença dos pacientes à consulta, para que outras pessoas não sejam prejudicadas.
Ações pragmáticas
Na apresentação, também foram destacadas as ações realizadas no primeiro semestre, como as hortas domiciliares e comunitárias, desenvolvidas em parceria com a Emater e o controle de zoonose, em parceria com o Centro de Zoonose. Os alunos dos cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia do IPA também desenvolvem atividades de parceria com os profissionais do PSF Rincão. Para a equipe, é importante manter e ampliar o trabalho conjunto para melhorar cada vez mais o serviço prestado à população.
Para Nelci, a apresentação foi muito positiva, pois mostrou o trabalho que o PSF vem realizando. Novamente foi pautado o assunto da Saúde Bucal, que foi trazido pelos representantes do Conselho Local de Saúde. Sabemos que é um grande anseio e necessidade da comunidade, por isso estamos lutando para a implantação desse serviço no novo PSF do Belém Velho, a ser inaugurado em breve, que conta com um espaço físico maior, comenta Nelci.
Fonte: Suzana Pohia Fotos: Beatriz Araújo
Compartilhe: