Notícias

30/05/2008

Homeopatas de São Paulo conhecem a Medicina Integrativa do Divina

Compartilhe:

Os médicos homeopatas Mario Sérgio, Jussara Giorgi e Ricardo Autran de Morais, professores da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS), visitaram nesta sexta-feira, dia 30 de maio, o Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio e o Posto de Saúde da Família Rincão (PSF), ambos mantidos pelo Hospital Divina Providência. A visita teve por objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pelo hospital na área da Medicina Integrativa e trocar informações sobre as terapias naturais aplicadas. O grupo foi recepcionado pelos diretores José Paulo Flores, Médico; Glauco Samuel Cchagas, de Planejamento e Relações com o Mercado; e pela coordenadora do Projeto Social, Nelci Tolotti.

Projetos

No Ambulatório 1º de Maio, a supervisora Janete Serafim e a médica homeopata, Dra. Consuelo D'Ávila mostraram a infra-estrutura e como é prestado o atendimento à comunidade. Os visitantes conheceram ainda a horta, onde são cultivadas as ervas medicinais e como é feito o processo de manipulação. Conforme Dr. Flores, estes profissionais agregam conhecimento e estreitam as relações entre as instituições para futuros intercâmbios. Dr. Mario informou que um projeto piloto em Medicina Integrativa está sendo implantado no Hospital Dom Pedro II, na Mooca, em São Paulo.

No PSF, os visitantes compartilharam os conhecimentos com as equipes do Programa de Saúde da Família e com os médicos do Posto, Marcos Tietzman e Khaled Musa. O Agente de Saúde, Deoclides Copetti, fez um relato sobre as ações desenvolvidas junto à comunidade do bairro Belém Velho. Estamos discutindo o projeto de horta comunitária para que os moradores possam aproveitar os espaços vazios em seus terrenos, adequando à nossa realidade. As equipes também mostraram fotos das várias atividades realizadas em parceria com o poder público e Organizações Não-Governamentais.

Humanização

Para o homeopata Ricardo Autran (blusão vermelho), foi uma surpresa positiva ver o que está sendo feito pelo Hospital na área integrativa. A abrangência do trabalho é impressionante. Além disso, fiquei muito satisfeito ao constatar que o Hospital dedica a mesma atenção ao paciente, independente se ele é conveniado, particular ou da filantropia. A humanização, o respeito, a atenção e a dignidade com que tratam estas pessoas é encantador, ressalta Autran.

Fonte: Beatriz Araújo

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação