Notícias

17/12/2007

Centenas de pessoas participam de mutirão de saúde do PSF/Rincão

Compartilhe:

Oficinas de reciclagem, corte de cabelo, aplicação de flúor, orientações nutricionais, verificação de pressão arterial e diabetes, exames de glicose, preventivo de câncer do colo do útero e aplicação de Reiki. Estas foram algumas das atividades realizadas no último sábado, dia 15, pelas equipes do Programa de Saúde da Família do bairro Rincão/Sertão, em Belém Velho, mantidas pelo Hospital Divina Providência, ao comemorar o 1º ano de funcionamento do Posto.

A comunidade prestigiou a ação, que contou com a parceria de várias secretarias e autarquias da Prefeitura de Porto Alegre, como a SMAM e DMLU, que levaram mudas de folhagens e foram responsáveis pelas encenações com foco em educação ambiental. A SMED ajudou na infra-estrutura.

Voluntariado

Já as voluntárias do Projeto Reciclar do Banrisul, ONG Joana'Darc, Odonto 3, Rotary Club Belém Velho e a Vigilância Sanitária do Estado, desempenharam um importante trabalho junto à comunidade. Houve distribuição de material sobre controle de Zoonose e corte de cabelo gratuito. Os voluntários do Núcleo Imama, do Hospital Belém Velho, abordaram a prevenção do câncer de mama. Na saída, teve entrega de mudas de folhagens.

Para a coordenadora dos Projetos Sociais do Divina, Nelci Tolotti, o evento superou as expectativas. Tínhamos um grupo de cerca de 40 pessoas envolvidas com o mutirão e elas ficaram muito felizes em ver o sucesso e a participação da comunidade. Para nós, é motivo de orgulho ver o quanto o nosso trabalho é essencial para esta estas pessoas, ressalta Nelci.

A empregada doméstica Adriana Fanfa da Silva já conhecia o trabalho das equipes do PSF Rincão por tê-las recebido em casa, em visitas de rotina. No dia do mutirão, aproveitou para levar o filho João Vitor da Silva Pedroso, de 4 anos. Trouxe ele para aplicar flúor nos dentes e para cortar o cabelo, resumiu Adriana. João Vitor, não teve nenhum problema com as profissionais da Odontologia mas ficou assustado (foto) com a máquina de cortar cabelo que ainda não conhecia e chorou muito.

Caroline Silveira da Silva, de 10 anos (E), que cursa a 2ª série do Ensino Fundamental, aproveitou para participar da Oficina de Reciclagem com suas amiguinhas. Estou pintando minha flor de vermelho, acho que ficou bonita, avaliou. A oficina foi ministrada por um grupo de voluntárias, funcionárias do Banrisul, que também integram o Projeto Reciclar no Banco do Estado.

É o caso de Ioleti Silva da Rosa, que atua na Rede de Comunicação do Banrisul. Não fizemos este trabalho por dinheiro, mas pelo prazer de ensinar coisas úteis, que preservam o meio ambiente, explicou Ioleti. A voluntária realiza o trabalho por solicitação de professores e Prefeituras que estão preocupados com a Natureza.

Reconhecimento

Tereza Almeida, de 63 anos, que ainda trabalha como dama de companhia para prover o seu sustento, aproveitou o sábado para medir a pressão. O médico me disse para caminhar e fazer exercício de musculação, mas é bom dar uma conferida na pressão, argumentou.

Tereza disse ainda que PSF Rincão parece um sonho, tamanha a sua importância na vila. O Posto é uma maravilha, só temos que agradecer as equipes que são muito atenciosas. Antes, Tereza explica que os moradores tinham que ir de madrugada, ainda no escuro, até a Av. Costa Gama. Agora não. Eles até vão na casa da gente. Outro dia eles foram à casa da minha vizinha aplicar injeção contra a gripe. Mais informações sobre o PSF Rincão podem ser obtidas pelo telefone 51 3241.4770.

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias