Notícias

07/12/2007

Comunidade hospitalar prestigia inauguração do Centro de Quimioterapia

Compartilhe:

O Hospital Divina Providência inaugurou, nesta quinta-feira, às 19h30min, o seu Centro de Quimioterapia.

A diretora-geral da instituição, Irmã Clair Teresinha Agnes, acolheu os presentes e agradeceu a presença de todos, que ao comparecerem, reconheciam o esforço do Hospital em oferecer o melhor em tecnologia aos profissionais das áreas de Oncologia, Reumatologia e Neurologia e, sobretudo, aos pacientes.

O Diretor-Médico, Dr. Paulo Flores, frisou que o novo Centro deve ser um espaço mítico de cura. O investimento foi de R$ 450 mil. Em 2007, o Divina já investiu mais de R$10 milhões em novas áreas e equipamentos.

Dezenas de pessoas, em sua maioria médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde parceiros da instituição, compareceram à inauguração. O evento ocorreu no próprio Centro, localizado no 2º andar do Hospital (no espaço do antigo CTI Adulto), ao lado do Centro Cirúrgico Ambulatorial.

Dr. Flores salientou que o Divina remodelou-se, se preparando para uma nova etapa na assistência. O serviço está sendo organizado com um grande grupo de médicos oncologistas, elevando o Hospital a um patamar de atendimento de excelência ao paciente Oncológico, Reumatológico e Neurológico, resumiu.

Cuidado com os detalhes

O objetivo é atender os cuidados, que são os pacientes, e os cuidadores, que somos nós, os profissionais da saúde, destacou Dr. Flores.

O Diretor-Médico lembrou que o paciente merecedor da atenção do Centro de Quimioterapia vê sua enfermidade como um momento de descontinuidade do processo de viver, sem uma razão que dê sentido à realidade na qual se encontra. A pessoa está em crise, só e confusa. Assim, para ajudá-la a superar esta fase de angústia, construímos uma estrutura física nova, linda, com cuidados nos detalhes, para que as pessoas elejam este lugar como um espaço mítico de cura, frisou.

O Diretor-Médico relacionou as cores, as poesias e o contato com o meio ambiente, associados aos mais modernos recursos terapêuticos como fundamentais para a recuperação dos pacientes. Mas, não nos esqueçamos da unidade do ser no processo contínuo de cura, solicitou Dr. Flores. Ainda conforme Dr. Flores, não é por acaso que os termos cura, de que somos agentes, e salvação, que é o fruto da percepção de seus pacientes nas doenças aqui tratadas, estão tão próximos em sua raiz, declarou.

Dr. Flores finalizou dizendo que o novo espaço se desenvolveu na plenitude da vocação do Hospital Divina Providência. Ou seja: assistência integral e humanizada.

Poetas brasileiros

A coordenadora do setor, Enfermeira Irmã Ivone Seslzer, explica que o novo espaço, conta com dois consultórios médicos, salas para atendimento de até 6 pacientes simultaneamente, posto de Enfermagem, sala administrativa e recepção. Cada uma das salas conta com uma poltrona, uma cama com recursos eletrônicos e um sofá, para que o acompanhante fique junto ao paciente, relata.

As salas foram projetadas com cores diferenciadas (lilás, azul, verde e amarelo) para que o paciente tenha a sensação de estar em um lugar único e não seja identificado apenas por um número. Também colocamos poemas de escritores brasileiros, como Carlos Drummonnd de Andrade, Dom Hélder Câmara, Ferreira Gullar e Mário Quintana, que retratam a vida, destaca Irmã Ivone.

A coordenadora reforça que a preocupação da equipe é que os pacientes tenham toda a comodidade e tranqüilidade na hora em que estão sendo atendidos. Aqui, ele não é mais um, ele é especial.

A inauguração do Centro de Quimioterapia significa o alcance de mais uma das metas do Hospital previstas para 2007. Já tínhamos concluído o prédio do Estacionamento, o Centro Cirúrgico Ambulatorial e o Centro Materno-Infantil, o que deixa toda a comunidade do Divina muito Feliz, salienta o diretor Executivo, Darci Mallmann.

Ainda conforme o diretor, não vamos poupar esforços e recursos para que o atendimento a estas pessoas, muitas vezes fragilizadas pela doença, seja o melhor possível, observa. Mais informações pelo telefone 51 3320.6000.

Fonte: Adelar de Oliveira Fotos: Beatriz Araújo

Compartilhe:

Confira outras notícias