Notícias

30/11/2007

Equipes do PSF Rincão já realizam mais de 16 mil atendimentos

Compartilhe:

Resumo do Ano

Famílias 1.892

Pessoas 6.371

Atendimentos 16.150

O Programa de Saúde da Família (PSF Rincão), mantido pelo Hospital Divina Providência nas vilas Rincão e Sertão, no Bairro Belém Velho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou mais de 16 mil atendimentos desde que foi inaugurado, há um ano.

A conclusão é da coordenadora do Programa, Nelci Tolotti, que acompanhou a prestação de contas à comunidade do primeiro ano de atuação das equipes, em reunião descentralizada do Conselho Municipal de Saúde. O evento ocorreu às 18h30min do último dia 27, no Salão Paroquial da Igreja Dom Orione, localizado na área atendida pelo Programa. A comunidade tem dado sinais de estar satisfeita, porque o Hospital está cumprindo rigorosamente com sua parte e a Prefeitura tem feito o que é possível, encaminhando parcela significativa das demandas que dependem de especialistas e internações, que não podem ser atendidas no Posto, resume Nelci.A prestação de contas foi acompanhada por representantes da comunidade e pelo diretor Executivo do Hospital, Darci Mallmann.

Missão

O que as equipes estão fazendo está superando, em muito, as especificações técnicas exigidas pelo Programa, frisa o Mallmann. Conforme o diretor, os profissionais que atuam no PSF Rincão estão conseguindo mobilizar a comunidade não apenas para as questões da saúde, como a prevenção a Dengue, mas também para outras demandas sociais e do meio ambiente. É o exemplo mais vivo da prática do Jeito Divina de ser, resume Mallmann, lembrando que as ações das equipes de saúde satisfazem completamente o que prevê a Missão do Hospital.

Também estiveram presentes à prestação de contas, Alcides Pozzobon, representante dos hospitais no Conselho Municipal de Saúde, Lori Gregori e Pedro Ribeiro, respectivamente, gerente distrital e coordenador do Conselho Distrital de Saúde dos bairros Glória/Cruzeiro/Cristal. Conforme Lori, a iniciativa de fazer a reunião na área atendida partiu do Conselho, visando facilitar o acesso da comunidade. Precisamos primar para que os convênios sejam realmente transparentes e benéficos à população, argumentou. Lori informou aos presentes a criação do Conselho Local de Saúde, inclusive com a aprovação do Regimento, ocorrido no dia 9 de novembro. Foi outro avanço importante a criação local do controle social do convênio, finalizou.

Fonte: Adelar de Oliveira

Compartilhe:

Confira outras notícias