Notícias
01/11/2007
Previna-se contra o Câncer de Colo Uterino
Compartilhe:
O Câncer de Colo Uterino è o segundo tipo de câncer mais freqüente em mulheres. A incidência é a partir de 20 a 29 anos e aumenta progressivamente com o pico entre os 45 e os 49 anos.
São fatores de risco:
Início precoce da atividade sexual (antes dos 18 anos); Infecção pelo HPV; Ser portador de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); Múltiplos parceiros sexuais mais de 3 ao dia de acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS); Baixo nível Sócio-econômico associado a precárias condições de higiene e fumo.
O Papilomanírus (HPV) está presente em mais de 95% dos casos de câncer de colo uterino. Existem mais de 100 espécies de HPV, sendo que pelo menos 20 delas estão relacionados com a promoção do câncer de colo uterino. Os principais sintomas são dor ou sangramento durante a relação sexual; presença de corrimento fétido, sanguinolento, muitas vezes é um achado ocasional no exame ginecológico de rotina, não ocasionando nenhum sintoma.
Recomendações:
O Câncer do colo uterino é um dos tumores de mais fácil prevenção e diagnóstico precoce. Deve ser realizado o exame ginecológico anual em mulheres sexualmente ativas e exame de Papanicolau (CP) a cada 1 a 2 anos.Uso de preservativo durante as relações sexuais.
*Oncologista e Médica de Família e Comunidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Rincão
Fonte: *Drª. Marli Boniatti Colle e Equipe
Compartilhe: