Notícias
24/10/2007
Encontro da Obesidade será neste sábado no Hospital Divina
Compartilhe:
O Centro Integrado de Tratamento da Obesidade Mórbida do Hospital Divina Providência (CITOM/HPD), coordenado pelo cirurgião Renato Souza da Silva, realiza neste sábado, dia 27, mais um encontro com pacientes que passaram por cirurgia de redução de estômago e interessados em realizar o procedimento. As reuniões ocorrem sempre no último sábado de cada mês e são realizadas no Auditório Pe. Eduardo Michelis do Divina, a partir das 10h. Participa a equipe multidisciplinar do CITOM, formada por cirurgiões, nutricionistas, anestesistas, psicólogos e assistentes sociais. As próximas reuniões serão realizadas nos dias 24 de novembro e 22 de dezembro.
Obesidade Mórbida
São considerados obesos mórbidos os indivíduos com sobrepeso acima de 45kg ou com índice de massa corporal 40 ou mais. A obesidade mórbida pode causar ou acelerar o desenvolvimento de diabetes, hipertensão, arteriosclerose, infarto no coração, doença pulmonar, doenças nos joelhos, nos pés e na coluna vertebral, além de vários tipos de hérnias, pedras na vesícula, varizes nas pernas e flebites, erisipela e infertilidade. O risco de morte em obesos é de 12 vezes maior se comparado a uma pessoa de peso normal.
No Brasil
O Brasil possuí 1,5 milhão de obesos mórbidos. A capital gaúcha alcança o segundo lugar no ranking das capitais brasileiras com maior número de casos. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 15 capitais brasileiras aponta o Rio de Janeiro como o campeão do excesso de peso, com (48%), em segundo lugar Porto Alegre com (45,1%), seguida de Curitiba (43%) e São Paulo (42,8%). Pesquisa do IBGE revela que mais de 50% dos homens de Porto Alegre estão acima do peso ideal, sendo que 11% deles são obesos. As principais causas do aumento de peso, segundo os pesquisadores, são a falta de atividade física e o alto consumo de alimentos gordurosos, como por exemplo, a carne e o bacon.
Fonte:
Compartilhe: