Notícias
22/10/2007
Atendimento comunitário no bairro Glória
Compartilhe:
A Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência dedicou o sábado, dia 20, ao atendimento da comunidade do bairro Glória, realizado na Escola Estadual D. Pedro I, localizada na Rua Pedro Boticário, 654.
Além dos atendimentos prestados pela Equipe de Saúde Comunitária do Hospital, como orientações nutricionais, cromoterapia, verificação de pressão arterial e palestras, foram realizadas ações em parceria com a Associação Cristã de Moços (ACM) e a ONG Joana D'Arc-Omapa, que realizou exames de tipagem sangüínea e orientações de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), respectivamente.
Doação de Sangue
Conforme a enfermeira e coordenadora do Curso de Técnico em Enfermagem da ACM, Andréa Benetti Eberhardt, 15 alunos participaram do evento, que colheu amostras de sangue da comunidade para verificar qual o fator RH. "Este trabalho é importante porque desperta a curiosidade e incentiva a doação de sangue", argumenta.
Doenças sexualmente transmissíveis
Marieta da Silva, da ONG Joana D'Arc, ficou o tempo todo rodeada de crianças e adolescentes, que questionavam sobre maneiras de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A curiosidade é enorme. No início eles riem, mas aos poucos, começam a adquirir confiança e questionar sobre os métodos para evitar gravidez e como usar corretamente a camisinha, tanto masculina quanto feminina, explica Marieta.
Escola Vera Cruz
A turma de alunos da 4ª série da Escola Estadual Vera Cruz, levada pela professora Sílvia Ortiz, estava atenta às orientações e fizeram muitas perguntas. Para a educadora, é fundamental desenvolver o assunto nas escolas, especialmente nesta faixa etária, quando a curiosidade está mais acentuada. "Antes de prevenir, precisamos conscientizar pais e alunos sobre a importância do assunto, uma vez que os adolescestes iniciam a vida sexual cada vez mais cedo", alerta.
Para a Irmã Helena Trindade, coordenadora do Programa de Saúde Comunitária do Hospital, as parcerias são muito bem-vindas. "As parcerias e o voluntariado são importantes e fundamentais para este trabalho preventivo, pois, possibilitam ampliar o número de atendimentos à comunidade", resume.
Fonte: Textos e fotos: Beatriz Araújo
Compartilhe: