Notícias

23/05/2007

Planejamento Estratégico exige alinhamento de todos

Compartilhe:

"Muito se fala em planejamento estratégico, e nas organizações, de maneira geral, ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta ferramenta de administração.? A observação é do Mestre em Administração e Professor do Centro de Ciências Econômicas da Unisinos, Gustavo Martins. ?No Brasil, apesar de muitas empresas estarem utilizando esta metodologia, ainda pairam dúvidas sobre o que realmente vem a ser e como deve ser formulado?, comenta. Para o Mestre, o planejamento estratégico prepara as empresas para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente, atual e futuro. O planejamento estratégico é um processo no qual a instituição se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando o ambiente atual e futuro. Este processo gerencial busca desenvolver e manter um ajustamento entre os objetivos e os recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação?, afirma Martins. Conforme Martins, o início do processo se dá com a equipe dos gestores principais determinando e planejando como será o desenvolvimento na instituição. O processo do planejamento estratégico prevê as seguintes etapas: análise do macroambiente; análise do segmento e dos concorrentes; posicionamento estratégico; definição da missão, princípios e valores, visão de futuro; definição dos objetivos estratégicos, projetos prioritários e indicadores de desempenho e desdobramento do planejamento por todas as áreas da instituição. ?Para o planejamento ter sucesso, todos devem ser envolvidos ao longo do tempo?, conclui Martins.

Fonte: Beatriz Araújo

Compartilhe:

Confira outras notícias