Serviços Médicos

Linhas de Cuidado » Paciente Crítico

A Linha de Cuidado do Paciente Crítico estabelece a previsibilidade do cuidado e o adequado dimensionamento da complexidade assistencial em todos os níveis pelos quais perpassam os pacientes graves.

Do ingresso à alta hospitalar, são estabelecidos desenhos assistenciais específicos, considerando as ferramentas interdisciplinares e as estratégias de condução clínica pertinentes e previstas nos protocolos internos.

A integração de recursos técnicos com as equipes assistenciais do CTI Adulto, da CTI Neonatal e da Emergência possibilita que a transição do paciente dentro da instituição seja feita sem percalços.

Sinais precoces de deterioração clínica são identificadas pelo Time de Resposta Rápida, que prontamente intervém conforme as necessidades. Isso implica na redução dos riscos e estabelece uma capacidade resolutiva maior e plena.

Por ser responsável pela assistência de todos os pacientes graves da instituição, a Linha de Cuidado do Paciente Crítico também está relacionada às demais Linhas de Cuidado do Hospital Divina Providência. Seu caráter interdisciplinar favorece uma troca teórica e prática constante entre as equipes – o que auxilia na construção de um modelo cada vez mais integrado e resolutivo, com foco sempre na recuperação do paciente.

Agendamento de consultas:
(51) 3320.6020 e (51) 3320.6030

Local da consulta:

Rua da Gruta, 145
Bairro Glória - Porto Alegre - RS

Mapa de localização

O que são Linhas de Cuidado?

Metodologia baseada na capacidade do hospital em atender completamente as necessidades de um paciente em determinadas especialidades.

Ou seja: fazer com excelência aquilo que se propõe.

Como funcionam?

Cada uma das Linhas de Cuidado tem um coordenador — responsável por identificar as necessidades do paciente, organizar os níveis de atendimento e orientar as equipes médicas de cada setor.

Funcionam com envolvimento multidisciplinar, diretrizes clínicas, fluxos e protocolos que garantem a qualidade e a continuidade do tratamento.
O coordenador acompanha etapa por etapa, e determina se algum procedimento fora do planejamento inicial precisa ser realizado.

Assim, o paciente tem a segurança de que a sua saúde está sendo tratada como deve: com todo cuidado e atenção.

Como posso ter certeza de que serei bem atendido?

Todos os processos são aperfeiçoados continuamente através de avaliações rigorosas, novos investimentos e capacitação técnica.

O Hospital Divina Providência conta com equipes médico-assistenciais preparadas e tecnologia de ponta para atender em cada uma das Linhas de Cuidado.

Além disso, todos os profissionais são orientados conforme a missão humanitária das Irmãs da Divina Providência, em que o bem-estar humano e acolhimento estão em primeiro lugar.