Serviços Médicos

Linhas de Cuidado » Cardiologia

Ocupa-se do diagnóstico e tratamento das doenças do coração e do sistema cardiovascular.

O Hospital Divina Providência conta com especialistas de referência na área e estrutura moderna para diagnósticos e tratamentos, seja em consultas preventivas, exames ou procedimentos cirúrgicos.

A Linha de Cuidado da Cardiologia foi estruturada para garantir ao paciente atendimento completo, através da integração de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas.

Cada paciente é avaliado de acordo com suas particularidades desde o seu ingresso no hospital. Um mapa de necessidades é então desenhado, garantindo continuidade e maior previsibilidade aos processos.

Integração de todos os setores

A atenção total em diferentes níveis de necessidade é a marca das Linhas de Cuidado do Divina Providência.

Na Cardiologia, muitas vezes o atendimento inicia na Emergência 24h, com o diagnóstico e monitorização de doenças cardiovasculares agudas, como infarto.

Na Unidade Endovascular são diagnosticadas doenças das coronárias e dos vasos sanguíneos. O setor conta com ainda com recursos avançados para diagnóstico e tratamento de arritmias complexas.

Já o Centro de Terapia Intensiva (CTI) oferece aos pacientes críticos suporte para estabilização, com monitorização intensiva, ventilação mecânica e hemodiálise.

Procedimentos cirúrgicos – como revascularização miocárdica (ponte de safena) ou troca de válvulas cardíacas – são realizados no moderno Centro Cirúrgico da instituição.

Por fim, as unidades de internação permitem ao paciente completar o seu tratamento, bem como prepará-lo para a alta hospitalar.

Equipes conectadas

A equipe que atende na Linha de Cuidado da Cardiologia é composta por cardiologistas clínicos e intervencionistas, além de cirurgiões cardiovasculares. Rounds multidisciplinares são realizados entre os profissionais da saúde, para atualização e controle de cada caso.

Dentro das unidades de internação os pacientes contam com o suporte 24h do Time de Resposta Rápida, acionado quando alguma alteração no quadro clínico do paciente é identificada.

Após a alta, o paciente pode manter a assistência cardiológica no Centro Clínico, onde é possível agendar consultas com especialistas na área para fazer o acompanhamento e prevenção das doenças cardiovasculares.

Além de ter apoio do Serviço de Cardiologia da instituição, a Linha de Cuidado está amparada por uma ampla variedade de serviços e procedimentos:

Centro Clínico

  • Consultas cardiológicas clínicas e cirúrgicas
  • Consultas de especialidades cardiológicas
  • Arritmias cardíacas
  • Avaliação de marcapassos, ressincronizadores e cardiodesfiobriladores
  • Pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca e não cardíaca

Exames Diagnóstico

Conheça os exames

Procedimentos invasivos

  • Cateterismo cardíaco (Coronariografia)
  • Angioplastia (Implante de stents)
  • Implante de endoprótese de aorta e grandes vasos
  • Troca valvar por cateter
  • Estudo eletrofisiológico
  • Mapeamento eletroanatômico
  • Ablação por radiofrequência

Procedimentos cirúrgicos

Cirurgia cardíaca

  • Troca de válvulas
  • Revascularização miocárdica
  • Reconstrução da aorta e grandes vasos (tratamento de aneurisma e dissecção)
  • Implante de marcapassos, ressincronizadores e cardiodesfibriladores

Agendamento de consultas:
(51) 3320.6020 e (51) 3320.6030

Local da consulta:

Rua da Gruta, 145
Bairro Glória - Porto Alegre - RS

Mapa de localização

O que são Linhas de Cuidado?

Metodologia baseada na capacidade do hospital em atender completamente as necessidades de um paciente em determinadas especialidades.

Ou seja: fazer com excelência aquilo que se propõe.

Como funcionam?

Cada uma das Linhas de Cuidado tem um coordenador — responsável por identificar as necessidades do paciente, organizar os níveis de atendimento e orientar as equipes médicas de cada setor.

Funcionam com envolvimento multidisciplinar, diretrizes clínicas, fluxos e protocolos que garantem a qualidade e a continuidade do tratamento.
O coordenador acompanha etapa por etapa, e determina se algum procedimento fora do planejamento inicial precisa ser realizado.

Assim, o paciente tem a segurança de que a sua saúde está sendo tratada como deve: com todo cuidado e atenção.

Como posso ter certeza de que serei bem atendido?

Todos os processos são aperfeiçoados continuamente através de avaliações rigorosas, novos investimentos e capacitação técnica.

O Hospital Divina Providência conta com equipes médico-assistenciais preparadas e tecnologia de ponta para atender em cada uma das Linhas de Cuidado.

Além disso, todos os profissionais são orientados conforme a missão humanitária das Irmãs da Divina Providência, em que o bem-estar humano e acolhimento estão em primeiro lugar.