Serviços Hospitalares

Centro de Tratamento Intensivo (CTI)

O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) está preparado para atender e resolver casos clínicos e cirúrgicos de alta complexidade assistencial de maneira plena, integral e altamente efetiva: pós-operatórios de cirurgias cardíacas, neurocirurgias, cirurgias abdominais e vasculares complexas, cirurgias torácicas, recuperação de intervenções endovasculares e demais procedimentos de risco.

Dispõe de tecnologia avançada e de toda a infraestrutura necessária para oferecer as melhores práticas em casos clínicos que exigem monitorização e intervenção avançada. São 16 leitos, em box individuais e exclusivos, equipados com tecnologia de ponta.

O atendimento é humanizado, com ênfase na segurança do paciente e na resolutividade plena – fundamentada em metas diárias de cuidado. Todos os profissionais atuam integrados, organizados em desenhos assistenciais horizontais e previsíveis.

A equipe do CTI é formada por médicos intensivistas e especialistas de outras áreas, enfermeiros especializados no cuidado de pacientes graves, fisioterapeutas respiratórios e reabilitadores, técnicos de enfermagem, psicóloga, farmacêuticos clínicos, nutricionistas, fonoaudióloga e administrativos.

Segurança do paciente e resolutividade plena

Monitoramento e assistência integral

Monitoramento e assistência integral são garantidos por um rigoroso acompanhamento do planejamento terapêutico. Todos os processos são relacionados em check-lists diários e discutidos em rounds interdisciplinares. Diariamente, as metas assistenciais são revisadas e atualizadas.

Segurança do paciente

O CTI do Hospital Divina Providência opera em conformidade com metas internacionais de segurança. Protocolos preventivos como o de Tromboembolismo Venoso (TEV), Infecções primárias de corrente sanguínea relacionadas a dispositivos (IPCS) e o de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM)são rigorosamente cumpridos e gerenciados com especial atenção a remoção precoce e individualizada de dispositivos invasivos.

Linha de Cuidado

O CTI está inserido na Linha de Cuidado do Paciente Crítico, desempenhando um protagonismo assistencial ao conduzir o itinerário de todo paciente grave que ingressa no Hospital Divina Providência.

Horários de visita

A presença da família é respeitada e incentivada no CTI do Hospital Divina Providência. São disponibilizados três horários, com tempo de permanência variável de acordo com as necessidades do paciente e dos familiares definidos a partir da análise da equipe interdisciplinar que procura oferecer as menores restrições possíveis para visitas, pois atua com estratégias de humanização por meio da utilização de intervenções específicas, não farmacológicas em que os familiares auxiliam e contribuem ativamente nos cuidados estabelecendo um formato pró-ativo, participativo e que comprovadamente reduz tempo de permanência e permite oferecer de fato um cuidado mais centrado no paciente e suas necessidades.