Rede de Saúde Divina Providência

Programa de Residência » Clínica Médica

O programa de Residência em Clinica Médica do Hospital Divina é eminentemente prático. O treinamento tem comoobjetivo desenvolver o médico residente nas diversas habilidades necessárias para a prática clínica.

É um curso de pós-graduação lato sensu com duração de 2 anos, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica e credenciadopelo MEC. O ingresso é feito através de concurso público para graduados em Medicina na modalidade de acessodireto.

A Residência em Clínica Médica busca a formação de profissionais completos, através do aprimoramento técnico e teórico nasdiversas áreas que a Medicina Interna engloba: medicina de urgência e emergência, cardiologia, gastrenterologia,pneumologia etc.

Um dos diferenciais do programa é a ênfase no desenvolvimento de valores éticos e solidários, tãopresentes no Carisma das Irmãs da Divina Providência. A metodologia vai além da qualificação técnica dos profissionais,investindo em uma formação humana, alinhada aos conceitos de atendimento integral e acolhimento pelos quaisa instituição é reconhecida.

Objetivo Geral

Aperfeiçoar o conhecimento técnico e teórico dos médicos residentes, suas habilidades de comunicação e a prática de boas atitudes, para que se tornem especialistas de referência em Clínica Médica, no mercado de trabalho e em todo o meio profissional.

Objetivos específicos

  • Treinamento no atendimento do paciente adulto clínico em todos os níveis de atenção, em situações eletivas ou de urgência e emergência;
  • Treinamento em suporte clínico perioperatório aos pacientes cirúrgicos e à realização de comanejo clínico-cirúrgico;
  • Desenvolvimento de raciocínio clínico para diagnóstico e tratamento eficazes, prezando pelo uso racional e seguro dos recursos disponíveis;
  • Treinamento em conceitos básicos de gestão de serviços de saúde;
  • Capacitação para desempenho pleno da função de médico hospitalista;
  • Prezar por boas práticas éticas e bom registro em prontuário.

Responsáveis

Supervisor do PRM
Dr. Willian Victor Lissa Dalprá

Supervisor Adjunto do PRM
Dr. Carlos Eduardo Nogueira de Carvalho

Médicos Preceptores do PRM
Ana Paula Marranghello Claro
Carlos Eduardo Nogueira de Carvalho
Diego Millan Menegotto
Fernanda Mariani Cocolichio
Graziela Regina Kist
Rafaela Manzoni Bernardi

Doe Agora