Rede de Saúde Divina Providência

Programa de Residência » Clínica Médica

O programa de Residência em Clinica Médica do Hospital Divina Providência é eminentemente prático. O treinamento tem como objetivo desenvolver o médico residente nas diversas habilidades necessárias para a prática clínica.

É um curso de pós-graduação lato sensu com duração de 2 anos, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica e credenciado pelo MEC. O ingresso é feito através de concurso público para graduados em Medicina na modalidade de acesso direto.

A Residência em Clínica Médica busca a formação de profissionais completos, através do aprimoramento técnico e teórico nas diversas áreas que a Medicina Interna engloba: medicina de urgência e emergência, cardiologia, gastrenterologia, pneumologia etc.

Um dos diferenciais do programa é a ênfase no desenvolvimento de valores éticos e solidários, tão presentes no Carisma das Irmãs da Divina Providência. A metodologia vai além da qualificação técnica dos profissionais, investindo em uma formação humana, alinhada aos conceitos de atendimento integral e acolhimento pelos quais a instituição é reconhecida.

Objetivo Geral

Aperfeiçoar o conhecimento técnico e teórico dos médicos residentes, suas habilidades de comunicação e a prática de boas atitudes, para que se tornem especialistas de referência em Clínica Médica, no mercado de trabalho e em todo o meio profissional.

Objetivos específicos

  • Treinamento no atendimento do paciente adulto clínico em todos os níveis de atenção, em situações eletivas ou de urgência e emergência;
  • Treinamento em suporte clínico perioperatório aos pacientes cirúrgicos e à realização de comanejo clínico-cirúrgico;
  • Desenvolvimento de raciocínio clínico para diagnóstico e tratamento eficazes, prezando pelo uso racional e seguro dos recursos disponíveis;
  • Treinamento em conceitos básicos de gestão de serviços de saúde;
  • Capacitação para desempenho pleno da função de médico hospitalista;
  • Prezar por boas práticas éticas e bom registro em prontuário.

Responsáveis

Supervisor do PRM
Dr. Willian Victor Lissa Dalprá

Supervisor Adjunto do PRM
Dr. Carlos Eduardo Nogueira de Carvalho