Rede de Saúde Divina Providência

Ações Sociais

Área responsável por gerenciar os projetos sociais dos quatro hospitais da Rede de Saúde Divina Providência (RSDP). Identifica ações que agreguem os interesses da comunidade na atenção social em saúde educativa e preventiva e a responsabilidade social e filantrópica da mantenedora.

É uma referência dentro da rede, fortalecendo o vínculo e a parceria com outras instituições privadas e públicas. O Carisma das Irmãs está na base de todos os esforços feitos para socializar conhecimentos que promovam transformações através de ações solidárias.

Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio (ATNC)

Programa pioneiro em Porto Alegre, o ATNC atende diariamente cerca de 50 pessoas que vivem no entorno do Hospital Divina Providência, no Bairro Cascata. A assistência no local é baseada em terapias naturais e integrativas, que buscam tratar as causas das doenças com uma abordagem de resgate da integralidade da pessoa.

Atuando na região com uma equipe multidisciplinar especializada em terapias naturais e terapêuticas como homeopatia, Reiki, cromoterapia, acupuntura, assistência nutricional, florais, yoga, ações coletivas (biodança, meditação, oficina de fitoterapia), acolhimento e procedimentos de enfermagem. Através destas ações o Divina procura contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e esclarecida. Cada indivíduo na comunidade é encarado como um agente na promoção da saúde.

O trabalho iniciou em 1997 nas vilas Batillanas e Tabajaras, sendo ampliado posteriormente para uma localidade mais central dentro o Bairro Cascata. Hoje, o programa conta com amplo apoio da população local e serve de referência para iniciativas semelhantes em todo o país."

O ATNC subsidia três subprojetos no Hospital Divina Providência:

Localização:

Rua Francisco Martins, 9 Bairro Cascata (Final da linha de ônibus 250 - 1 de Maio)

Horário de funcionamento:

Das 8h às 17:30h (Sem fechar ao meio-dia)

Informações pelo fone:
(51) 3318.4007

Mutirões de saúde

Realizados periodicamente em escolas, postos de saúde, praças e demais locais públicos, com o objetivo de levar práticas integrativas e complementares à população de diferentes pontos da cidade e da Região Metropolitana.

Reiki no CTI Adulto

Procedimento de energização que utiliza a imposição das mãos em diversos pontos do corpo, proporcionando alívio das dores e relaxamento. Baseado na medicina oriental, o Reiki é uma prática reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU). Tem como foco o bem-estar, a harmonia e a recuperação da confiança do paciente, condições importantíssimas para quem está internado em um CTI.

Qualidade de vida do cuidador

Projeto em parceria com a área de Enfermagem do Trabalho para qualificar o acesso dos funcionários às ações de promoção da saúde do hospital. Utilizando terapias holísticas, as atividades propõem melhores práticas através do equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual.

Doações

Os serviços prestados pela Rede de Saúde Divina Providência são dedicados, fundamentalmente, aos mais necessitados, promovendo uma importante contribuição ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A manutenção e continuidade desse trabalho só é possível com a ajuda de doadores.

É com esse indispensável e caridoso auxilio que conseguimos superar o subfinancimento público e viabilizar, a partir do emprego austero e responsável dos recursos, o aprimoramento das nossas estruturas e serviços.

Seja um doador: Entre em contato

Voluntariado

A Sociedade Sulina Divina Providência é, fundamentalmente, um espaço de caridade e que tem na solidariedade um de seus principais valores.

Acreditamos, vivamente, que assumir uma postura de permanente comprometimento e responsabilidade mútua, diante das situações concretas do dia a dia, é um fator determinante para a transformação da realidade social.

Acreditamos, também, que toda a pessoa é solidária, e que com a ajuda de todos podemos mais e melhor.

Por isso promovemos e estimulamos a abertura de espaços de serviço voluntário em nossa Entidade.

Quer ser um Voluntário? Entre em contato conosco. Você será esclarecido sobre nossos programas e espaços de ajuda.
Lei do Voluntariado 9608/98.

Hospital Independência

Projeto Social: Qualidade de Vida do Trabalhador – parceria com a Unilasalle é um projeto que começou em 2016 e é reavaliado anualmente pela RSDP e pela Unilasalle. O objetivo do projeto é prestar assistência à saúde do colaborador de forma integral com enfoque interdisciplinar objetivando a qualidade de saúde do trabalhador e seus pares sociais. As ações (preventivas, assistenciais e/ou de reabilitação) são realizadas por equipe interdisciplinar, constituída por professores e acadêmicos da Unilasalle. Assim, a proposta desta equipe é a interação com os serviços, setores e profissionais de saúde já atuantes no Hospital, ampliando a rede interdisciplinar e procurando qualificar ainda mais a rede de cuidado a saúde destes colaboradores.

Projeto Social: Bem-estar para os colaboradores: é um projeto permanente, desenvolvido pelo Serviço de Reabilitação do HI, o qual oferta atendimento aos colaboradores através das terapias integrativas e complementares e técnicas específicas para a prevenção de lesões, a fim de proporcionar a redução das dores crônicas ou agudas e/ou manutenção do bem estar. A assistência a saúde através das práticas naturais podem trazer melhora na qualidade de vida dos trabalhadores do HI, bem como, redução do absenteísmo, aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores.

Hospital São José

Projeto Social: São José na Comunidade é um projeto em parceira do Hospital São José com a gestão publica do município de Arroio do Meio e a comunidade em geral, é avaliado anualmente pelos parceiros, e é desenvolvido através de ações programadas (palestras, encontros, grupos, Feiras de Saúde) para as pessoas da comunidade, grupo de idosos, de diabéticos, de hipertensos, de obesos e do grupo de gestantes de Arroio do Meio e municípios vizinhos da área de abrangência de atendimento do Hospital São José. O objetivo geral deste projeto é auxiliar aos gestores municipais no controle e redução da mortalidade infantil e na melhor saúde das gestantes, idosos, obesos, diabéticos e população em geral.

Hospital Santa Isabel

Projeto Social: Cuidando da Saúde do Idoso é um projeto permanente, com foco na educação em saúde para o publico da terceira idade, através de orientações durante o período de internação, e cuidados preventivos a doenças pós-alta, além do trabalho de promoção da saúde em atendimentos ambulatoriais e salas de espera, a fim de se prevenir problemas de saúde comuns neste período do ciclo de vida.