Notícias

01/07/2021

"Felizmente" é o grupo de meditação para pacientes da US Campo da Tuca

Compartilhe:

Todas as quartas-feiras, durante uma hora, pacientes atendidos pela Clínica da Família na Unidade de Saúde Campo da Tuca e colaboradores da Rede de Saúde Divina Providência têm a oportunidade de participar do grupo de meditação “Felizmente”.  A ideia é incentivar a prática individual na rotina diária como alternativa de reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida.  A cada semana, é promovida uma oficina diferente, como de arteterapia e de musicoterapia.

Na oficina de quarta-feira, 30 de junho, as participantes ouviram música para relaxar, meditaram, refletiram sobre seus sonhos e encararam o desafio de preencher uma folha em branco com desenhos. Em outras ocasiões, foram confeccionadas flores. Os materiais são fornecidos pelo Hospital Divina Providências ou doados pela comunidade.


Mais saúde física e mental


Conforme a técnica de enfermagem Jaqueline Botelho Chaves, que conduziu a oficina, as atividades ajudam nos tratamentos médicos realizados na US Campo da Tuca. A dona de casa Andréia Bitencourt, 47 anos, que tinha crises de ansiedade, também devido às restrições da pandemia, comparece semanalmente ao grupo e sente que está mais calma e mais sorridente. Conta que pratica em casa as técnicas aprendidas e que pretende continuar com os exercícios.

Jaqueline explica que meditar melhora o humor, a capacidade de concentração, o desenvolvimento cognitivo, além de integrar o corpo e a mente. A arteterapia é usada como elemento terapêutico para interligar os universos interno e externo, favorecendo a saúde física e mental.

Na oficina de quarta, participaram, além de Jaqueline, a médica da família Bruna Camargo, o enfermeiro Felipe Adonai e a agente comunitária de Saúde Michele Flores.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora