Notícias

14/06/2021

Anexo do Hospital Independência interna mais de 1.700 pacientes de Covid-19 em um ano

Compartilhe:

O anexo do Hospital Independência (HI) completa um ano neste 15 de junho. A estrutura, com 60 leitos, foi construída em tempo recorde no Brasil -  30 dias - para atender, exclusivamente, pacientes de Covid-19, 100% pelo SUS. 

Para viabilizar o funcionamento do anexo, a Rede de Saúde Divina Providência teve a parceria dos grupos Gerdau e Ipiranga, que doaram R$ 4,2 milhões cada um; Zaffari, com doação de R$ 2 milhões, e do Hospital Moinhos de Vento, que forneceu os equipamentos. Após a pandemia, o hospital ficará como um legado para Porto Alegre, ampliando a capacidade de atendimento do HI em traumato-ortopedia.

Desafio de transformar


Na avaliação do diretor técnico do HI, médico Angelo Giugliani Chaves, o maior desafio foi transformar 80% da capacidade de um hospital de traumatologia em atendimento especializado às vítimas de Covid. Como exemplo, destaca o aumento do número de leitos de UTI de dez para 38 nesse período. “Com isso, ampliamos o suporte a pacientes graves de Covid, já que os outros 60 leitos são destinados a casos de baixa e média complexidade”, explica Angelo.


No próximo dia 23, às 10h, a Rede de Saúde Divina Providência realizará uma cerimônia, no HI, para agradecer aos parceiros que ajudaram a viabilizar o funcionamento do anexo, precedida de um momento espiritual.

Atendimentos 

(15 de junho 2020 a 14 de junho 2021)


Internações de casos confirmados de Covid: 1.702


Altas médicas: 1.281


Transferências inter-hospitalares: 63


Transferências enfermaria não Covid: 42


Transferências UTI não Covid: 23


Óbitos: 55

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora