Notícias

28/05/2021

Citom busca recertificação de Centro de Excelência em Cirurgia Metabólica para 2022

Compartilhe:

O Hospital Divina Providência (HDP) e seu Centro Integrado de Tratamento da Obesidade e da Cirurgia Metabólica (Citom) possuem o selo oficial de Excelência em Cirurgia Metabólica. O HDP foi um dos primeiros hospitais do RS a conquistar a certificação, conferida pela Surgical Review Corporation (SRC), entrando em vigor no início de 2016.


Atuando de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o Citom já realizou mais de 6,4 mil cirurgias bariátricas. Estruturado em 2001 e desenvolvido a partir da necessidade de um espaço multidisciplinar que pudesse dar suporte ao tratamento cirúrgico dos pacientes portadores da patologia Obesidade Mórbida, o Citom é coordenado pelo cirurgião geral e bariátrico Renato Souza.


Em 2016, o Citom obteve a Certificação como Centro de Excelência com revalidação em 2019 — conferido pela SRM, instituição americana que avalia e referencia as instituições e centros hospitalares que atendem procedimentos cirúrgicos, incluindo e denotando os bariátricos. “A acreditação e certificação significam reconhecimento público para a excelência de hospitais, para o trabalho dos cirurgiões e de suas equipes multidisciplinares e ainda mais segurança para o paciente”, afirma Renato Souza. O Citom recebeu sua certificação em 2016, revalidou em 2019 e agora se prepara para conquistar uma nova recertificação em 2022.


“A SRC acredita que mesmo os melhores podem melhorar. Excelência não é simplesmente uma conquista, é uma cultura que deve ser adquirida e impulsionada. A SRC já atingiu vários pontos de inspeção em todo o mundo e está em uma posição única para fornecer experiência e credenciamento. É um selo de aprovação das organizações de saúde, demonstrando que elas seguem padrões estabelecidos de boas práticas para atendimento de pacientes com obesidade mórbida, que é o caso dos que passam pela cirurgia bariátrica”, finaliza o coordenador do Citom.


Sobre o Citom e HDP

Desde o início, o Citom tem uma parceria com o Hospital Divina Providência, localizado no bairro Glória, em Porto Alegre. O HDP  oferece sua estrutura de Pronto Atendimento, meios diagnósticos, Bloco Cirúrgico e Unidade de Tratamento Intensivo para os procedimentos cirúrgicos realizados pelo Centro.


Sobre a Surgical Review Corporation (SRC)

Fundada em 2003, a SRC é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e administra os melhores programas de acreditação para profissionais médicos, cirurgiões, hospitais e instalações ambulatoriais independentes em todo o mundo. Esses programas melhoram a segurança e a qualidade do atendimento ao paciente. Os dados, fornecidos pelos participantes do programa, são usados ​​para determinar quais tratamentos alcançam os melhores resultados. Essas informações permitem que médicos, pacientes, pagadores e legisladores tomem decisões que melhorem a prestação de cuidados à saúde.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora