Notícias

09/04/2021

“Trabalhar na Atenção Primária à Saúde (APS) é uma oportunidade que todo profissional de saúde deveria experienciar"

Compartilhe:

Você que é médico ou médica ou que conhece um, leia este depoimento e reflita. Algumas Unidades de Saúde de Porto Alegre, administradas pelo Hospital Divina Providência, estão à procura de médicos…


Leonardo Griseli era médico na Unidade de Saúde Mapa até fevereiro deste ano. Ele saiu para prestar serviço obrigatório na Marinha (após concluir o curso de Medicina, muitos profissionais são requisitados pelas Forças Armadas).


“Trabalhar na Atenção Primária à Saúde (APS) é uma oportunidade que todo profissional de saúde deveria experienciar, mesmo que por um curto espaço de tempo. Durante este período em que trabalhei como médico da APS, trabalhei principalmente o conceito da empatia. 


A UBS (Unidade Básica de Saúde) é repleta de histórias que me fizeram sair de uma bolha social, me fizeram compreender a importância de um sistema de saúde universal, me fizeram crescer como pessoa. Com certeza é cansativo, física e mentalmente. Mas o retorno é revigorante. É importante saber que trabalhar na APS é atuar diretamente na qualidade de vida de muita gente. 


O posto de saúde na comunidade é referência, muitas vezes é a única porta aberta entre a população mais carente e algum serviço público. E para quem tem tão pouco, isso significa muito. 


Para os que atuam na APS, não se esqueçam: cada dia de trabalho aí é um dia  a mais que vocês estão ajudando alguém. Cada dia de trabalho aí é mais uma página em um livro cheio de gratidão nesse mundo tão sofrido. É revigorante lembrar que a gente faz a diferença às vezes.”

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora