Notícias

27/08/2020

A Psicologia na Saúde Mental do São José

Texto: Bruna Gandolfo/Foco

Compartilhe:

Hoje é o Dia do Psicólogo. Vamos aproveitar a data para falar sobre o papel desses profissionais no serviço de Saúde Mental do Hospital São José.

O trabalho desenvolvido é focado no paciente e a participação da família é fundamental. Conheça a atuação das psicólogas Karla Regina Kunzel, Mariana Azevedo de Souza e Elizabete Liell no serviço de Saúde Mental do HSJ, que é pioneiro na região do Vale do Taquari.

Segundo Karla, “a Psicologia é um dos olhares em relação à situação do paciente. A abordagem é o uso das diversas ferramentas que essa a ciência nos oferece para trabalhar em grupos, o acolhimento, a escuta, os atendimentos individuais. Nos grupos, trabalhamos as questões que trazem o paciente para a internação na Psiquiatria.”

Ela explica que, dessa forma, eles vêm que não estão sozinhos: há outras pessoas com as mesmas dificuldades. “Falamos sobre isso fazer parte da caminhada dos seres humanos, e que a responsabilidade é de cada um. O humano está ao centro de tudo isso”, completa.

A psicóloga Mariana esclarece: “Trabalhamos muito o motivo da internação, não somente na Psiquiatria, mas na Psicologia Hospitalar. É focado no momento que o paciente vive, mas também uma preparação para o pós-alta. O compromisso com a medicação, a adesão ao tratamento. Nosso objetivo é trabalhar as questões de cada paciente para, quando vier a alta, ele possa enfrentá-las com mais força e resiliência.”

Um trabalho delicado exercido com sensibilidade e competência. Parabéns, psicólogas!

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora