Notícias

19/08/2020

Alimentação da mãe vs. cólicas no bebê

Texto: Lurdes Nascimento/Foco

Compartilhe:

Quem nunca ouviu falar que certos alimentos que a mãe consome durante a amamentação provocam cólicas no bebê? Pois saiba que é MITO!

Segundo a nutricionista do Hospital São José, de Arroio do Meio, as cólicas, comuns nos primeiros meses de vida do bebê, ocorrem devido à imaturidade do sistema gastrointestinal, que está se formando e fazendo movimentos descoordenados que provocam a dor. 

Outro fator é a presença de ar no sistema digestivo. A pega incorreta pode fazer com que o bebê engula ar, que se  transforma em gases, pressionando o intestino e dando origem às cólicas. O que também pode acontecer com o uso da chupeta.

Ela lembra que muitas mães associam o consumo de alimentos como brócolis, repolho, feijão com as cólicas do bebê, porém, não há estudos científicos que comprovem esta associação. Além disso, eles são importantes para a alimentação saudável da mãe. 

Em caso de persistência da cólica ou dúvidas quanto à sua origem, consulte seu pediatra para investigar uma possível intolerância ou alergia a alimentos ingeridos pela lactante.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora