Notícias

20/02/2020

Divina Providência apresenta ótimos resultados nas Unidades de Saúde

Nove Unidades de Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre passaram, em janeiro, a ser gerenciadas pela Sociedade Sulina Divina Providência 

Texto: Lurdes Nascimento/Foco Comunicação

Compartilhe:

Para garantir o funcionamento das Unidades de Saúde (US), a Prefeitura de Porto Alegre assinou termos de cooperação com quatro entidades filantrópicas, para que elas dêem continuidade aos serviços de saúde, fazendo a manutenção de habilitações e de novas habilitações das equipes de saúde da família. A Sociedade Sulina Divina Providência (SSDP), responsabilizou-se por quatro unidades em 6 de janeiro. As outras cinco foram sendo incorporadas até o início de fevereiro. Nas nove unidades, há 176 profissionais de saúde.

A iniciativa do governo municipal ocorreu para solucionar o imbróglio envolvendo o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), que, desde setembro de 2019, teve sua criação considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Assim, coube às entidades o gerenciamento de pessoal: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal, e gerentes de serviços de saúde.

A estratégia da Prefeitura, aliada à expertise das organizações civis (além do Divina Providência, estão a Associação Hospitalar Vila Nova, o Instituto de Cardiologia e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre), tem trazido benefícios à comunidade, que passou a ter a demanda reprimida atendida. O aumento da produtividade já foi sentido no primeiro mês de gestão.

No gráfico, o comparativo de janeiro de 2019 com janeiro de 2020 nas quatro US sob a responsabilidade da SSDP.  São elas: Santo Alfredo, Glória, Moab Caldas e Campo da Tuca.


Atendimento médico

Janeiro 2019: 2.339

Janeiro 2020: 3.780

Crescimento de 61,6%


Atendimento odontológico

Janeiro 2019: 461

Janeiro 2020: 923

Crescimento de 100,08%

Se considerarmos todo o mês de fevereiro de 2019 com os primeiros 10 dias de fevereiro de 2020 nas 9 unidades de saúde geridas pela SSDP, o número surpreende. Nestes 10 dias foram produzidos 60% de todo o mês de fevereiro de 2019.


Atendimento médico 

Todo fevereiro de 2019: 6408       

De 1º a 10 de fevereiro 2020: 3855

Conheça as Unidades de Saúde geridas pela Sociedade Sulina Divina Providência e seus horários de funcionamento.  


UBS que funcionam das 7h às 19h

US Campo da Tuca (Partenon/Lomba do Pinheiro)    

US Moab Caldas (Glória/Cruzeiro/Cristal)

US Nossa Senhora de Belém (Glória/Cruzeiro/Cristal)

US Gloria (Glória/Cruzeiro/Cristal) 

US Cristal (Glória/Cruzeiro/Cristal)  

US Ernesto Araújo (PArtenon/Lomba do Pinheiro) 

US Mapa  (Partenon/Lomba do Pinheiro) 


Funcionamento das 8h às 20h

US Santo Alfredo (Partenon/Lomba do Pinheiro) 


Funcionamento das 8h às 22h

Primeiro de Maio (Glória/Cruzeiro/Cristal)

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora