Notícias

09/09/2019

Cerimônia premia case do HI em Gestão de Processos

Texto: Lurdes Nascimento/Foco Comunicação

Compartilhe:

Equipe do Independência recebe o prêmio

Equipe do Independência recebe o prêmio

A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul entregou, na sexta-feira, 6, o Prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi de Gestão para os cinco hospitais que apresentaram os melhores cases em suas categorias. Com 30 projetos de gestão inscritos por 14 hospitais, o Independência foi o vencedor com o “Protocolo de Jejum”, na categoria Gestão de Processos.

O prêmio, que foi entregue durante a realização do Encontro de Gestão de Hospitais Filantrópicos, distingue as melhores práticas desenvolvidas pelas instituições. Pelo Hospital Independência, estiveram no evento – que reuniu mais de 250 dirigentes hospitalares e a Secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann - a diretora Institucional, Irmã Cecília Koerbes; o gerente Administrativo, Fabiano Araújo e a nutricionista clínica, Cláudia Villela.  

Responsável pela implantação do Protocolo de Jejum no Independência, a nutricionista clínica, Cláudia Villela, explica que o processo consiste na abreviação do tempo de jejum do paciente antes de uma cirurgia. “Essa redução evita os desconfortos que um período elevado de jejum pode provocar após o procedimento, como náuseas, vômitos e infecções. Sem essas intercorrências, há a diminuição do tempo de internação”.

De acordo com o novo protocolo, os pacientes ingerem uma bebida composta de maltodextrina (carboidrato) e proteína de três a quatro horas antes do procedimento cirúrgico. Isso confere saciedade ao paciente, que deixa de ter a sensação de fome e sede. Com a introdução da bebida, o tempo médio de jejum, que antes era de 10 horas, passou a ser de três horas e meia. Uma redução muito significativa, que trouxe benefícios e bem-estar ao paciente do Independência.

O Protocolo de Jejum foi sendo introduzido como um projeto-piloto em novembro de 2017. Agora, sua adoção é de 100% e os resultados têm sido excelentes.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora