Notícias

27/07/2019

Dia do combate às hepatites virais

Texto: Bruna Gandolfo/Foco

Compartilhe:

As hepatites são inflamações no fígado

As hepatites são inflamações no fígado

O 28 de julho é Dia Mundial de Combate às hepatites virais. Hepatites são inflamações do fígado. Doenças que podem evoluir de maneira silenciosa, sem causar sintomas. Quando aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. A hepatite A é uma doença de evolução aguda, que costuma durar algumas semanas. Já as hepatites B e C podem se tornar crônicas e causar danos mais graves como cirrose e câncer de fígado. Nesses casos, a doença só costuma causar sintomas em fases mais avançadas e, portanto, milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.

Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer exames que detectam a hepatite. Para saber se há a necessidade de realizar exames, observe se já se expôs a algumas dessas situações:

* Condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos;
* Praticou de sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam;
* Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora