Notícias

12/03/2019

Hospital Divina Providência adere à Campanha mundial sobre doenças dos rins

Texto: Luciene Machado/CDN Comunicação

O Hospital Divina Providência realizará uma palestra no Dia Mundial do Rim, dia 14 de março, com o nefrologista Thyago Moraes. Ele é professor da disciplina de Nefrologia e do programa de Pós Graduação de Ciências da Saúde na PUC Paraná. O evento objetiva ressaltar a importância da saúde renal e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce das doenças renais.

Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim (DMR) tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo comemorado na segunda quinta- feira do mês de março. A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a campanha no Brasil, desenvolvendo material informativo e educativo sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC) para todas as regiões do país visando estimular os cuidados com a saúde dos rins.

Sobre a Doença Renal Crônica

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Por causa disso, pode haver demora no diagnóstico e ele só acontecer quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, necessitando para manutenção da vida do indivíduo, tratamento por meio da diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que tem tratamento e que pode ser observada com a realização de exames de baixo custo, como o exame de urina e a dosagem de creatinina no sangue.

Biografia do palestrante:

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2001) e especialização em Clínica Médica (2001-2003) e Nefrologia (2005-2007). Fellowship pela Universidade de Nottingham sob supervisão do prof. Christopher W. McIntyre. Co-lider do grupo de prescrição de diálise e manejo hídrico do estudo Peritoneal Dialysis Practice Patterns Study (PDOPPS) e membro do steering committee do Estudo Multicêntrico Brasileiro de Diálise peritoneal - BRAZPD, atualmente é professor e agente de Internacionalização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e supervisor da residência de Clínica Médica do Hospital Universitário Cajuru.

Serviço

Dia: 14 de março, 19h30

Local: Auditório Pe. Eduardo Michelis, Hospital Divina Providência

Aberto ao público