Notícias

06/02/2019

Hospital Divina Providência estimula a prevenção do câncer

Estimativa da OMS aponta para um aumento de quase 80% dos casos registrados no Brasil até 2040

Texto: Luciene B. Machado/CDN Comunicação

Compartilhe:

Na semana do Dia Mundial do Câncer (4/2), o Hospital Divina Providência (HDP) salienta sobre a importância da prevenção para redução da mortalidade em decorrência de tumores malignos. O câncer avança no Brasil, com estimativa de mais de 243 mil mortes em 2018, segundo a Agência para a Pesquisa do Câncer, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas as projeções da entidade apontam que a doença pode sofrer um aumento de 78,5% até o ano de 2040.

De acordo com dr. Luis Felipe Schmidt, oncologista clínico do Hospital Divina Providência (HDP), mesmo com o avanço dos números, o câncer é uma das doenças mais pesquisadas no planeta. "Em muitos paises, a participação em pesquisas clinicas pode chegar a 60% dos casos. Isto contribui para que os tratamentos ganhem melhores práticas e benefícios". Sendo assim, o médico destaca a importância dos exames preventivos, especialmente, nos pacientes com fatores de risco e a ação imediata ao ser detectada a doença. “A partir do diagnóstico recebido, o tempo que o paciente leva para começar a intervenção terapêutica está diretamente relacionado com os melhores resultados”.

A enfermeira Aline de Souza Mazur, que atua no Centro de Oncologia do HDP e é uma das responsáveis pelo atendimento humanizado desde a chegada até a saída dos pacientes, lembra que a maioria deles chega com medo e ansiedade. Mas, no decorrer do tratamento, ele percebe que, mesmo com as limitações causadas pelo medicamentos, acaba tendo uma boa qualidade de vida. Esta opinião é compartilhada por Schmidt: "O perfil de toxicicidade mais brando nos medicamentos de quimioterapia, a chegada de drogas mais eficientes no mercado são uma realidade em comparação ao tratamento convencional de tempos atrás. A forma de administração e novos protocolos são responsáveis pela minimização dos efeitos colaterais e a melhora na adesão aos tratamentos", lembra o oncologista.

Confira entrevista concedida pelo médico Luis Felipe Schmidt à TV Pampa

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora