Notícias

31/05/2018

Hospital Divina Providência, há 49 anos cuidando das pessoas com humanização, segurança e qualidade

Texto: Bruna Gandolfo/CDN Comunicação

Compartilhe:

Inauguração do Divina Providência com a presença do arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer

Inauguração do Divina Providência com a presença do arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer- Crédito: Divulgação/HDP

Integrando a Rede de Saúde Divina Providência, o hospital de mesmo nome é administrado por um corpo técnico especializado em gestão hospitalar e pelas Irmãs da Divina Providência, cuja entidade mantenedora é a Sociedade Sulina Divina Providência (SSDP).

Cada colaborador, cada médico, cada Irmã, cada prestador de serviço, ao longo de quase cinco décadas, é testemunha de que o tratamento dos pacientes baseia-se na excelência da assistência médica e na humanização do atendimento. Espiritualidade e gestão estão presentes em todos os processos do Divina Providência. O acolhimento, o cuidado e a segurança dos pacientes são princípios chaves para que o carisma das Irmãs se torne eficaz e atenda as reais necessidades de seu tempo.

O Hospital Divina Providência teve sua fundação em 31 de maio de 1969. Ainda antes disso, em 1960, o então Arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, pediu às irmãs da Congregação da Divina Providência que prestassem atendimento médico e espiritual à comunidade dos bairros Cascata e Glória. Nessa época, a Congregação já administrava o Hospital Beneficência Portuguesa e o extinto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas (IAPTEC), hoje Hospital Presidente Vargas. Na Glória, geriam um residencial geriátrico, onde hoje fica o prédio administrativo do hospital. Para iniciar a concretização de seu plano assistencial, em meados de 1962, Dom Vicente Scherer confiou às madres superioras uma área de 22 hectares. Após sete anos, o sonho se materializa e vem a inauguração do hospital.

 
Os então 52 colaboradores hoje são 1340. O hospital conta com 180 leitos,  2.380 médicos credenciados e 43 especialidades clínicas. O hospital oferece, ainda, um Centro de Diagnóstico por Imagem com equipamentos de última geração.

O Divina Providência é um hospital moderno, que oferece técnicas e tecnologias de ponta aos pacientes, sempre aliadas ao atendimento seguro, humanizado e empático.
O ano de 2018 marca, além dos 49 anos, uma serie de investimentos e melhorias estruturais. Mas sempre com a orientação e inspiração de que seu maior patrimônio é o capital humano.
 
 
 
 
 

 
 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora