Notícias

03/05/2018

Hospital Divina Providência sedia evento sobre nutrição na cirurgia bariátrica

Texto: Maria Amélia Vargas e Patrícia Feiten/ CDN

Compartilhe:

Seminário regional será aberto pelo médico Renato Souza, coordenador do Centro Integrado de Tratamento da Obesidade Mórbida (Citom) do HDP

O Hospital Divina Providência (HDP) recebe neste sábado, dia 5 de maio, o programa de atualização científica Bariátrica Sul, promovido pela regional gaúcha da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em Porto Alegre. Em seu segundo módulo, o evento terá como tema A nutrição na cirurgia bariátrica e será realizado no Auditório Padre Eduardo Michelis do HDP (Rua da Gruta, 145), a partir das 8h30min. 

A abertura do evento será realizada pelo médico Renato Souza, coordenador do Centro Integrado de Tratamento da Obesidade Mórbida (Citom) do HDP. Entre os assuntos abordados, estão microbiota intestinal, avaliação odontológica para o paciente, cirurgia plástica e dermatofuncional pós-bariátrica, abreviação do jejum e estratégias de adesão no acompanhamento pós-operatório. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.sbcbm.org.br/evento/sites/bariatricaportoalegre/index.html ou no local.

Para o dr. Renato Souza, o evento é de extrema relevância, especialmente por aproximar as diferentes especialidades envolvidas no processo de tratamento da obesidade. “A cirurgia bariátrica desenvolveu-se muito nas últimas décadas, não apenas pelos avanços técnicos cirúrgicos e pela evolução tecnológica. Certamente, a credibilidade que o tratamento cirúrgico da obesidade adquiriu ao longo do tempo se deve à formatação de equipes multidisciplinares no tratamento 
do paciente bariátrico”, afirma o médico.

Com uma equipe de profissionais das áreas de cirurgia, anestesiologia, clínica, nutrição, psicologia e assistência social, o Citom do HDP contabiliza 5,3 mil cirurgias realizadas em 18 anos. “Isso torna a instituição hospitalar referência na área da cirurgia da obesidade”, destaca o dr. Renato, mencionando ainda a Certificação Internacional de Padrão de Excelência na Cirurgia Bariátrica, da Surgical Review Corporation (SRC), conquistada pelo Citom em 2015. Com sede nos EUA, a instituição desenvolve e administra programas de acreditação para os hospitais e cirurgiões em todo o mundo, focados em segurança e qualidade no atendimento ao paciente e em redução dos custos globais associados a tratamento.

A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Sábado, 05/5

8h30min: Credenciamento

9h: Abertura do evento – Direção do Hospital Divina Providência, Renato Souza (coordenador do CITOM), Carlos Dillenburg (RS) e Charel Neves (RS) 

9h15min às 11h15min: Palestra Leaky gut, disbiose e doenças crônicas do paciente bariátrico – Parte 1. Palestrante: Bruno Zylber (SP) – Coordenador de mesa: Renato Souza (RS). 

11h15min às 11h30min: Coffe Break

11h30min às 12h: Palestra Fonoaudiologia e Odontologia: o que têm em comum com o sistema estomatognático. Palestrante: Marlei Canterji (RS). Coordenadora de mesa: Charel Neves (RS) 

12h às 13h: Almoço – Simpósio-satélite – Leaky gut, disbiose e doenças crônicas no paciente bariátrico – PARTE II 

13h às 14h30min: Mesa-redonda Cirurgia Plástica e Dermatofuncional Pós-Bariátrica 

Coordenador de mesa: Rodrigo Domingues de Moraes (RS) 

Tema: O papel da cirurgia plástica no paciente pós-obeso 

Palestrante: Vanessa Gaissler (RS) 

Tema: Nutrição na cirurgia plástica pós-bariátrica 

Palestrante: Fernanda Bongiorni (RS) 

Tema: Tratamento não cirúrgico da flacidez 

Palestrante: Elisangela Welter (RS) 

Tema: Exercício físico no pós-operatório da cirurgia bariátrica: estética ou saúde? 

Palestrante: Rejane Marcon (RS) 

Debatedores: Simone Fonseca (RS), Fernanda Jung (RS) e Sergio Pioner (RS) 

14h30min às 15h45min: Mesa-redonda Abreviação do Jejum. Palestrante: Florentino Mendes (RS). Coordenador de mesa: Juliano Nunes (RS). Debatedores: Viviane Cristina Schuh (RS), Carlos Dillenburg (RS) e Rubens Trindade (RS) 

15h45min às 16h15min: Coffee Break

16h15min às 17h30min: Mesa-redonda Estratégias de adesão no acompanhamento pós-operatório. Coordenador de mesa: Lara Rogon Leonhardt (RS) 

Tema: Como eu faço 

Palestrante: Vilma Jung (RS) 

Tema: Como eu faço 

Palestrante: Sabrina Formolo (RS) 

Tema: Como eu faço 

Palestrante: Márcia Bopp (RS) 

Tema: Uso da tecnologia na adesão ao tratamento nutricional

Palestrante: Paula Rosales Zubiaurre (RS) 

Debates

17h30min: Encerramento – Hospital Divina Providência – Auditório Padre Eduardo Michelis (Rua da Gruta, 145, Bairro Glória, Porto Alegre) 

OS PARTICIPANTES

Bruno Zylber (SP)

Renato Souza Silva (RS)

Marlei Canterji (RS)

Vanessa Gaissler (RS)

Fernanda Bongiorni (RS)

Elisangela Welter (RS)

Rejane Marcon (RS)

Rodrigo Diogo Domingues de Moraes (RS)

Simone Fonseca (RS)

Fernanda Jung (RS)

Sergio Pioner (RS)

Florentino Mendes (RS)

Juliano Nunes (RS)

Viviane Cristina Schuh (RS)

Carlos Dillenburg (RS)

Rubens Trindade (RS)

Lara Rogon Leonhardt (RS)

Vilma Jung (RS)

Sabrina Formolo (RS)

Márcia Bopp (RS)

Paula Rosales Zubiaurre (RS) 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora