Notícias

16/04/2018

Hospitais da Rede de Saúde Divina Providência oferecem cuidados diferenciados no Vale do Taquari

Santa Isabel e São José destacam-se por atendimento humanizado há mais de seis décadas

Texto: Equipe CDN Comunicação

Compartilhe:

Atendimento humanizado Rede de Saúde Divina Providência

Atendimento humanizado Rede de Saúde Divina Providência

Referências nas suas comunidades de abrangência, o Hospital Santa Isabel (HSI) e o Hospital São José (HSJ) contam com equipes qualificadas para oferecer assistência à população do Vale do Taquari. Integrantes da Rede de Saúde Divina Providência (RSDP), as unidades prestadoras de cuidados diferenciados atendem convênios, particulares e o Sistema Único de Saúde (SUS).

O HSI está localizado no município de Progresso e possui 50 leitos de internação, duas salas de cirurgia, ambulatório, clínica integrada de fisioterapia e pronto atendimento. Com 65 anos de existência, a instituição presta assistência clínica, cirúrgica, pediátrica e ambulatorial. Realiza, ainda, exames, serviços auxiliares de diagnóstico e ações de gratuidade. Em 2017, o hospital efetuou 2.396 internações, 1.087 consultas e 30 cirurgias. Do total de serviços prestados, 98% foram pelo SUS.

Há 68 anos, o Hospital São José, de Arroio do Meio, destaca-se por ser a primeira instituição de saúde da região a receber pacientes psiquiátricos e compor a Rede de Atenção Integral e Saúde Mental no Rio Grande do Sul. De natureza filantrópica, o atendimento prestado pelo HSJ à população ocorre, em 85%, pelo SUS. Dispõe, atualmente, de 79 leitos, 176 colaboradores e sete médicos residentes em Psiquiatria.  Suas linhas de cuidado de referência são: Clínica-Geral, Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia, Psiquiatria, Traumatologia/Ortopedia, Vascular e Otorrinolaringologia. Além de oferecer serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, possui ambulatório e pronto atendimento.
 
Divina em Rede
Composta por quatro hospitais – São José e Santa Isabel, no Vale do Taquari; Divina Providência e Independência em Porto Alegre –, a Rede de Saúde Divina Providência mantém inúmeros programas e projetos de assistência social em saúde. Os hospitais, que têm como instituição mantenedora a Congregação das Irmãs da Divina Providência, contam, atualmente, com mais de 1.964 funcionários e com 3.624 médicos credenciados. Realizam, ao ano, em torno de 21 mil cirurgias, mais de 60 mil atendimentos ambulatoriais e 100 mil exames.

“A escolha de um modelo administrativo mais integrado, com foco nos resultados, projeta um horizonte de crescimento sustentável da Rede. Com entrega, acolhimento e solidariedade se constrói um serviço de excelência, com gestão e inovação, o futuro de uma Missão que se renova.”, destaca a presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Clair Agnes. 

Hospital Divina Providência, cuidando das pessoas

Prestes a completar 49 anos de fundação, o Hospital Divina Providência, de Porto Alegre, notabiliza-se por ser administrado por uma equipe técnica especializada em gestão hospitalar e pelas Irmãs da Divina Providência. Essa presença faz com que a espiritualidade e a gestão andem juntas em todos os seus processos. O resultado desses esforços foi a conquista, em dezembro de 2016, do título de Hospital Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. 

Ao longo de sua história, o Divina tem investido em pesquisas, em estudos e em processos de constante melhorias, para oferecer serviços hospitalares com segurança e qualidade. Por isso, desde 2015, adota a assistência integral e multiprofissional. Nela, o paciente, ao entrar no hospital, tem suas necessidades de atendimento identificadas e, com isso, segue uma “diretriz de cuidado”, a fim de atingir a sua plena recuperação.

Linhas de cuidado

Foram definidas dez Linhas de Cuidado. Em cada uma, os processos foram criados para que não haja percalços no caminho do tratamento. Fluxos, protocolos clínicos e indicadores são atualizados de forma multidisciplinar constantemente, o que tem garantido melhores resultados. As dez linhas são: aparelho digestivo; aparelho urinário; cardiologia; cirurgia bariátrica; cirurgia geral; cirurgia plástica; neurologia; ortopedia/traumatologia; paciente crítico e saúde da mulher.

Números

Situado na Zona Sul de Porto Alegre, o hospital Divina Providência proporciona um ambiente em meio à natureza, como muita área verde no seu entorno. Atualmente, conta com 181 leitos, três unidades de internação, 10 salas cirúrgicas, 14 leitos na UTI neonatal e 16 na CTI adulto, 10 linhas de cuidado, 43 especialidades clínicas, emergência 24 horas, Centro de Diagnóstico e Imagem e Endoscopia, laboratório de análises clínicas, 3.520 médicos credenciados e 1.301 colaboradores.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora