Notícias

19/03/2018

Hospital São José completa 68 anos de serviços à comunidade do Vale do Taquari

Texto: Jornalistas Maria Amélia Vargas e Eloá da Rosa


O Hospital São José completou 68 anos na segunda-feira, 19, data do padroeiro. Localizado em Arroio do Meio, o HSJ integra a Rede de Saúde Divina Providência, formada também pelos hospitais Divina Providência e Independência (Porto Alegre) e Santa Isabel (Progresso). De natureza filantrópica, 85% do atendimento prestado pelo São José à população dos municípios do Vale do Taquari e de regiões próximas ocorre pelo SUS.
Construído com apoio da comunidade local, o HSJ é mantido pela Sociedade Sulina Divina Providência e atende o compromisso de prestar serviços hospitalares humanizados, com segurança e qualidade. “Esses são princípios-chave para que o carisma das Irmãs da Divina Providência se torne eficaz e atenda as necessidades do seu tempo”, afirma a equipe diretiva do hospital.

Saúde Mental

Em 2007, o São José foi o primeiro hospital do Vale do Taquari a fazer adesão para atendimento de pacientes psiquiátricos e compor a Rede de Atenção Integral e Saúde Mental no RS, assumindo o “O Desafio de Inovar”. Dispõe de equipe multidisciplinar, 12 leitos (11 adulto e 1 infantil), dez  pactuados com a Secretaria Estadual da Saúde e dois com o Ministério da Saúde. Os pacientes, durante a sua internação, desenvolvem atividades como oficinas diversas, grupos de convivência, arteterapia, dança e educação física.
No final de 2017, o Programa de Saúde Mental conquistou o prêmio de Gestão Hospitalar Luiz Carlos Rocha Falchi, concedido às melhores práticas de gestão de todos os hospitais filantrópicos do RS, na categoria Gestão do Atendimento e Segurança do Paciente.

Programação de aniversário
Dia 17, sábado – Galeto Solidário no ginásio do Colégio Bom Jesus

Dia 19, segunda-feira, 10h30 - missa para celebrar os 68 anos de fundação do HSJ e o Padroeiro São José no salão de eventos do hospital (foto)

O HSJ em números
88 leitos
171 colaboradores
6 médicos residentes na especialidade de Psiquiatria
Ambulatório
Pronto-atendimento
Área de 4.180 m²

ESPECIALIDADES
Linhas de cuidado de referência

Clínica Geral, Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia, Psiquiatria, Ortopedia, Vascular, Otorrinolaringologia, Traumatologia, Cirurgia Geral,

Linhas de cuidado de suporte
Anestesiologia, Geriatria, Cardiologia, Oftalmologia, Cirurgia Plástica, Bucomaxilofacial, Dermatologia, Gastroenterologia, Oncologia, Neurologia, Proctologia, Radiologia

ESPECIALIDADES SUS

Clínica Geral, Obstetrícia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Vascular, Radiologia, Ortopedia
Serviços Auxiliares de Diagnostico e Tratamento
Radiologia, Tomografia, Ultrassonografia, Densitometria Óssea, Mamografia, Endoscopia, Colonoscopia, Agência Transfusional, Laboratório de Análises Clínicas, Fisioterapia