Notícias

27/12/2017

Celebração abre Ano Capitular do 1º Capítulo da Província Mãe da Providência

Texto: Seiva Agência de Comunicação

Uma celebração presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, na Casa de Oração São João da Cruz, dos Freis Carmelitas, no bairro Cascata, encerrou a Assembleia da Província Mãe da Providência, no último dia 9 de dezembro. O ato religioso comemorou o Jubileu dos 175 anos da Congregação e abriu o Ano Capitular do 1º Capítulo da Província Mãe da Providência.

A Assembleia teve início no dia 7 com a presença de mais de 120 religiosas vindas do RS e vários estados brasileiros e da América Latina. Na Missa, Irmã Inês Pretto, coordenadora Provincial, acolheu todas e convidou para viverem aquele dia especial de confraternização. A Celebração Eucarística, além do arcebispo, contou com a presença do frei Nestor Schwertz, que irá assessorar as Irmãs no Capítulo Provincial ao longo de 2018.

Irmã Inês reforçou a importância do encontro e declarou aberto o Ano Capitular da Província. Na Homilia, Dom Jaime explicou que num Capítulo devem estar presentes três aspectos: discernir, rezar e sair. “Discernir, olhar a realidade, as questões que dizem respeito à nossa vida; rezar, na certeza de que alguém nos escolheu, confiando na Divina Providência; sair, ir aonde a Igreja nos envia a serviço de Deus e dialogar, sem se fixar no seu ponto de vista”, resumiu.

O arcebispo lembrou ainda que foi a confiança na Divina Providência que fez as Irmãs andarem 175 anos. “Em quantas realidades, hospitais, escolas e projetos sociais e pastorais elas estiveram na frente?” A Celebração Eucarística foi recheada de preces significativas. Frei Nestor disse que a  Assembleia foi muito boa. “Vivemos o paradigma da Vida Religiosa: leveza, organização, coragem, abertura e diálogo. Alegro-me com vocês e quero caminhar junto”, frisou. Dom Jaime finalizou dizendo que se une às Irmãs nessa Celebração Capitular. “Felizes são aquelas que confiam no Senhor!”. O ato se encerrou com o canto: “Deus Vivo e Providente, louvor e gratidão, tu vais à nossa frente mostrando a direção.”

Conteúdos produzidos pela